abc+

TEMPESTADES

PREVISÃO DO TEMPO: Chuva volumosa em 72 horas pode superar a média de outubro em pontos do Sul do Brasil

Em 72 horas, a chuva pode passar de 100 mm em vários pontos, mas com acumulados que localmente podem ficar entre 150 mm e 200 mm

Kassiane Michel
Publicado em: 09/10/2024 às 13h:59 Última atualização: 09/10/2024 às 14h:00
Publicidade

O Sul do Brasil pode ter chuva volumosa entre esta quarta e a sexta-feira (11). Conforme a MetSul Meteorologia em alguns pontos, os acumulados podem superar a média histórica do mês de outubro inteiro em apenas 72 horas, o que pode causar alagamentos, inundações e elevação de níveis de rios.

PREVISÃO DO TEMPO: Chuva volumosa em 72 horas pode superar a média de outubro em pontos do Sul do Brasil | abc+



PREVISÃO DO TEMPO: Chuva volumosa em 72 horas pode superar a média de outubro em pontos do Sul do Brasil

Foto: Freepik

O atual episódio de chuva ocorre devido a um centro de baixa pressão entre o Nordeste da Argentina e o Paraguai. Esse sistema faz com que se formem nuvens com maior desenvolvimento vertical, com muita chuva e risco de temporais isolados nos três estados do Sul.

CONFIRA: PREVISÃO DO TEMPO: Inmet publica dois alertas para temporais no Rio Grande do Sul

A MetSul prevê que as áreas de maior risco no Sul do Brasil para chuva volumosa nos próximos dias são a Metade Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Sul e o oeste do Paraná. Em 72 horas, a chuva pode passar de 100 mm em vários pontos, mas com acumulados que localmente podem ficar entre 150 mm e 200 mm. 

Com a previsão de altos volumes, podem ocorrer transtornos como alagamentos em áreas urbanas e rurais com risco de inundações em alguns pontos. Não são descartados deslizamentos de terra e queda de barreiras em áreas de relevo.

Para a MetSul, um risco decorrente da chuva volumosa prevista é a subida de rios, principalmente em Santa Catarina. Há possibilidade de cheias na bacia do Rio Itajaí-Guaçu. No RS, a chuva volumosa no Norte do Estado deve impactar a bacia do Rio Uruguai, que pode subir nos próximos dias inicialmente na parte intermediária da bacia (Médio Uruguai) e depois na Fronteira Oeste. Não há projeção de grandes cheias.

LEIA TAMBÉM: CONCURSO PÚBLICO: RS terá mais de 240 vagas para o concurso dos Correios; salários chegam a R$ 6,8 mil

A instabilidade será maior no Norte gaúcho nesta quarta-feira e em Santa Catarina nos três dias de instabilidade. Hoje, podem ser registradas marcas de 50 mm a 100 mm em algumas cidades. No decorrer da quinta-feira, a instabilidade mais forte deve se concentrar em Santa Catarina e no Paraná. Na sexta-feira, embora ainda possa chover localmente forte no RS, a instabilidade deve ganhar força em Santa Catarina e no Paraná, onde os acumulados podem ser altos para apenas um dia em diversos pontos.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

O centro de baixa pressão vai estar sobre o Sul do País na sexta-feira, área que terá chuva forte. Depois, o fenômeno vai avançar para o Oceano Atlântico, onde pode dar origem a um ciclone extratropical. Assim, o tempo melhora a partir de sábado (12), quando a baixa pressão estará na costa e ar mais seco deve começar a ingressar no Sul do Brasil. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade