abc+

CHUVA FORTE

PREVISÃO DO TEMPO: Calorão de 46°C no Paraguai favorece temporais no Sul do Brasil

Massa de ar extraordinariamente quente sobre o Norte da Argentina e o Paraguai contribui para a formação de nuvens nesta terça-feira

Kassiane Michel
Publicado em: 17/10/2023 às 09h:56 Última atualização: 17/10/2023 às 09h:57
Publicidade

Temperaturas de até 46°C foram registradas em países vizinhos do Brasil nesta segunda-feira (16). O calorão favorece que novos temporais se formem no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná nesta terça-feira (17). 

PREVISÃO DO TEMPO: Calorão de 46°C no Paraguai favorece temporais no Sul do Brasil | Jornal NH



PREVISÃO DO TEMPO: Calorão de 46°C no Paraguai favorece temporais no Sul do Brasil

Foto: Carla Fogaça/GES-ESPECIAL

Segundo a MetSul Meteorologia, uma massa de ar extraordinariamente quente sobre o Norte da Argentina e o Paraguai contribui para a formação de nuvens de temporais sobre o Sul do Brasil com tempestades, com risco de granizo. 

Na tarde de segunda, a temperatura atingiu 45°C em cidades da Argentina e passou de 46°C no Paraguai.

Confira alguns registros desta segunda-feira:

  • 44,6°C em Las Lomitas (Formosa);
  • 46,1°C em Presidente Hayes;
  • 44,8°C em Boquerón.

“A massa de ar superaquecida avançou sobre a Fronteira Oeste e o extremo Noroeste gaúcho com aberturas de sol, elevando acentuadamente a temperatura que atingiu 34,4°C em Porto Vera Cruz”, diz a meteorologista Estael Sias.

A MetSul destaca que, ao avançar sobre o Rio Grande do Sul e encontrar maior umidade, o ar muito quente causou uma frente quente com chuva intensa e temporais. Dessa forma, novos temporais podem ser registrados nesta terça-feira. 

“As tempestades, mais limitadas ao estado gaúcho nesta segunda, devem se estender agora a pontos de Santa Catarina e do Paraná à medida que a frente quente se converte em fria e começa a se deslocar para o Norte”, afirma Estael.

Hoje, o Norte gaúcho será a região do RS com maior instabilidade enquanto o risco de temporais será mais elevado sobre Santa Catarina e o Paraná, onde algumas tempestades isoladas podem ser fortes a severas com registro de alagamentos e inundações repentinas, além de granizo e vendavais.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, o dia terá períodos com chuva, porém os cumulados serão menores que os registradas na segunda. As máximas serão de 21°C.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade