abc+

Impacto na região

Prefeitos saúdam os anúncios do Novo PAC

Veja o que comentam Ary Vanazzi, Diego Francisco, Fatima Daudt e Jairo Jorge

Arlete Biasibetti
Publicado em: 14/08/2023 às 08h:58 Última atualização: 17/10/2023 às 18h:39
Publicidade

 Ary Vanazzi, prefeito de São Leopoldo

“Estamos na expectativa de conclusão de obras importantes que estavam paradas, em áreas fundamentais como saneamento, mobilidade, habitação e educação. Agora temos certeza que os projetos vão andar.
São milhões de reais de investimentos previstos para São Leopoldo, entre projetos antigos e outros apresentados mais recentemente.
A conclusão da duplicação da BR-116, no trecho Porto Alegre e Novo Hamburgo, é uma das obras fundamentais agora inseridas no Novo PAC. Esta obra começou a andar, com liberação de R$ 172 milhões, mas com a inserção no PAC, toda a verba será liberada. Esperamos a conclusão até 2024. Como disse o presidente Lula, ‘agora o governo começou’ e nós, prefeitos, só temos que comemorar. Vamos acompanhar de perto o andamento dos projetos e as liberações.”

Diego Francisco, prefeito de Estância Velha e presidente da Amvag

“Estamos recebendo as informações da mesma forma como a imprensa e a minha equipe está colhendo os dados do anúncio da última sexta-feira.
Estância Velha, pelo que verificamos, foi contemplada com recursos para o Minha Casa, Minha Vida. Porém, ainda insuficientes para a demanda do município.
Um ponto que nos deixou em alerta é a BR-116. O trecho de Estância Velha a Dois Irmãos, apesar de toda mobilização e das inúmeras mortes registradas, não foi contemplado no anúncio. Ou seja, seguiremos sem a duplicação da pista neste que é um local estratégico para o escoamento da produção e, conforme estamos observando, extremamente inseguro para motoristas e pedestres.
Já sobre a ponte sobre o Rio dos Sinos, em São Leopoldo, esperamos que as obras deslanchem e sejam efetivamente concluídas o quanto antes. Isso, sem contar, o complexo de viadutos em construção no entroncamento com a RS-240.
Outro ponto que sentimos muito negativamente foi a ausência da BR-448 no plano. Esta é uma rodovia essencial para Estância Velha e o desenvolvimento de toda a região. Temos este pleito, também, que auxiliaria e muito a diminuir o tráfego de acesso à capital pela BR-116.”

 Fatima Daudt, prefeita de Novo Hamburgo

“Como vice-presidente de Habitação da Frente Nacional de Prefeitos, tenho grandes expectativas para programas habitacionais como o Minha Casa Minha Vida, pois são muito grandes as necessidades de moradias para atender a demanda em nosso País, especialmente para a população de baixa renda. Sabedores do número reduzido a serem contemplados para este ano, inicialmente Novo Hamburgo entrou com pedido de 146 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida para a Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso, mas vamos seguir pleiteando mais, pois nossas necessidades são grandes. Tenho convicção de que os números de projetos anunciados a partir do novo PAC não devem ser estáticos, pois as deficiências em infraestrutura no país e na nossa região são gigantes.”

 Jairo Jorge, prefeito de Canoas

“Em primeiro lugar, precisamos saudar a retomada de obras estratégicas pelo govenro federal na região metropolitana de Porto Alegre. A ampliação da BR-448 é essencial para ao tema da mobilidade, é essencial para o tema da mobilidade. Isso vem a desafogar ainda mais a 116, melhorar o trânsito em Canoas e toda a região, portanto, uma obra que, dez anos depois, é retomada.
Da nossa parte, em Canoas, nós queremos que o acesso à BR-448/Fátima seja feito. Estamos há dez anos esperando a realização desta obra, que foi feita em parte – apenas 50% da obra foi realizada – e nós estamos pleiteando o complemento desta obra que Canoas aguarda desde 2013.
De outro lado, as obras da BR-116 são essenciais também. Nós precisamos de uma ligação entre o lado leste e o lado oeste da cidade, mais uma ligação, nós temos poucos acessos.
Portanto a retomada dessas obras, o túnel que nós desejamos e que
nós já apresentamos projeto ao governo federal é uma notícia muito bem-vinda para Canoas. Queremos que outras obras estratégicas possam ser anunciadas nos próximos meses pelo governo federal.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade