ALERTA

Praias entre as melhores de Santa Catarina têm pontos impróprios para banho; confira

Relatório de balneabilidade mostra as áreas que banhistas devem evitar entrar na água por risco de contaminação

Publicado em: 23/11/2024 12:11
Última atualização: 23/11/2024 14:11

Quem planeja visitar as praias de Santa Catarina neste verão, deve prestar a atenção antes de entrar na água. Semanalmente, neste período do ano, o governo catarinense publica relatórios de balneabilidade, que revelam as condições dos balneários.


Relatório mostra quais praias tem pontos próprios e impróprios para o banho em SC Foto: IMA/SC

CLIQUE PARA LER: Tempo nas próximas horas terá rajadas de vento no RS; veja o que diz a meteorologia

O documento mais recente, divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) na última sexta-feira (22), mostra que, de 238 pontos analisados, 171 (71,85%) estão próprios para banho e 67 (28,15%) não estão. 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Na lista, constam entre as áreas não recomendadas para banho pontos de praias renomadas, como Camboriú, Guarda do Embaú, Ingleses, Ponta das Canas, Bombas e Bombinhas. 

Acesse aqui os locais exatos e o restante dos pontos próprios e impróprios para banho

Recomendação

Entre as orientações, o relatório do IMA alerta para que banhistas entrem no mar de 24 a 48 horas após a ocorrência de chuva intensa e também próximo da saída de canais ou galerias de águas pluviais, "pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que deteriora a qualidade das águas para banho".

LA NIÑA: Fenômeno pode não ocorrer em 2024? Veja nova previsão dos meteorologistas

O que é considerado próprio e impróprio?

São considerados próprios para banho, pontos onde "em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros". 
Já os pontos considerados impróprios, são aqueles nos quais "mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros", conforme resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), nº 274, de 29 de novembro de 2000.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas