O pagamento por aproximação no cartão de crédito ou débito, feito com o cartão físico ou através do próprio celular (para modelos com antena de NFC), já é usado pelos brasileiros. A novidade é a possibilidade de fazer Pix por aproximação. O nova modalidade de Pix já está disponível para os clientes Banco do Brasil.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Na última sexta-feira (11), o Banco do Brasil e a Cielo anunciaram a entrega do Pix por aproximação. Com a entrega, as empresas se antecipam à agenda do Banco Central, que prevê a implementação da novidade a partir de fevereiro de 2025. Assim, o App BB é o primeiro do mercado a oferecer a funcionalidade, que permite que seus clientes já a usem.
Como funciona o Pix por aproximação?
Para pagamentos de até R$ 200, após conferir o valor na maquininha, os clientes só precisam abrir o App BB, clicar em “Pix por aproximação” e realizar a autenticação biométrica ou digitar a senha de login do App. Para finalizar o pagamento, leva poucos segundos. Basta aproximar o celular da maquininha Cielo, assim como já é feito com wallets e cartões físicos. Em caso de pagamentos de valor superior a R$ 200, a diferença é a necessidade de digitação adicional da senha de transações.
Desde sexta-feira, o piloto do Pix por aproximação está disponível para um grupo de correntistas do Banco do Brasil que poderão realizar compras em estabelecimentos comerciais previamente habilitados para essa ação em Brasília e em São Paulo.
CONFIRA: Guia dos EUA coloca comidas típicas do Rio Grande do Sul entre as piores do Brasil
“O pagamento por aproximação caiu no gosto dos brasileiros, como podemos ver nas transações de cartões. Trazer essa experiência paradigmática para o Pix permite que o cliente opte pela forma de pagamento que preferir e reforça nosso culto à inovação. Nossa ambição segue: trazer ao mercado o que há de mais moderno, seguro e conveniente em meios de pagar e receber, seja para indivíduos, empresas ou entes públicos”, enfatiza Pedro Bramont, diretor de soluções em meios de pagamentos e serviços do Banco do Brasil.
LEIA TAMBÉM