Na noite desta quinta-feira (19), a representante de Pernambuco, Luana Calvacante, de 25 anos, foi coroada Miss Universe Brasil 2024. A grande final aconteceu no Teatro Gamaro, em São Paulo. Sendo assim, pela primeira vez, o País tem uma mulher mãe foi eleita a mulher mais bonita da etapa nacional do tradicional concurso de beleza. Ela superou outras 26 candidatas.
Em segundo lugar, ficou a candidata de Alagoas, Gabriele Marinho. Fechando o Top 3, Maria Fabiana, do Rio de Janeiro. A gaúcha Eduarda Dallagnol, ficou no Top 7 e também venceu prova Miss Popularidade, com votos do público pela internet.
Leia mais: Região terá desfiles tradicionalistas para celebrar o Dia do Gaúcho neste 20 de setembro
Em um evento marcado por emoção, com a marca de 70 anos do concurso, e homenagem à Iêda Maria Vargas, a primeira brasileira a vencer a etapa mundial, em 1963. Além dela, Julia Gama, Miss Brasil 2020 e vice-Miss Universe daquele ano, também foi agraciada. A atriz ainda foi a apresentadora do concurso. As ex-misses Brasil, Deise Nunes (1986) e Natália Guimarães (2007) fizeram parte do corpo de jurados.
As 27 candidatas iniciaram a noite com uma dança de abertura. Em seguida, desfilaram com o traje de banho e depois com o de gala. Então foi anunciado o Top 13, de notas das etapas premilinares que passaram desde o começo do confinamento na capital paulista no último sábado (14).
Veja também: Ex-Miss Rio Grande do Sul, Andréia Fetter, morre aos 61 anos
Ao som da cantora e ex-BBB Wanessa, Julia Gama anunciou o certame semifinalistas as candidatas: Goiás, Distrito Federal, Acre, Pará, Rio Grande do Norte, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Alagoas, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Após mais um desfile em traje de gala, o Top 7 foi anunciado: Rio Grande do Sul, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo.
Luana teve o privilégio de ser coroada pela Miss Universe 2023, Sheynnis Palacios, da Nicarágua. Agora, a pernambucana terá a missão de representar o Brasil na etapa internacional do concurso. No dia 16 de novembro, no México, ela irá em busca da terceira coroa do mundial para o País.
Mudanças e inclusão de mulheres
A franquia do Miss Universe vem passando por mudanças de regras nos últimos anos. Nessa edição, foi permitida a participação de mulheres de qualquer idade, antes a faixa etária permitida era entre 18 e 28 anos. Inclusive, a representante de Mato Grosso Sul, Lulu Oliveira, aos 41 anos, até então, foi a mulher com mais tempo de vida a participar da competição nacional.
O concurso passou a aceitar mulheres casadas e/ou com filhos em 2023. Neste ano, 7 mulheres que participaram da etapa nacional tinham filhos.
Em 2021, o concurso teve outro marco importante, quando autorizou a participação de mulheres trans.
LEIA TAMBÉM