CLIMA ÁRIDO
Pela primeira vez é encontrado um deserto no Brasil
Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais também aponta que o semi-árido está aumentando
Última atualização: 26/01/2024 15:33
No fundamental e no ensino médio, aprendia-se que o Brasil não possui desertos. O clima mais extremo do País é o chamado semi-árido nordestino. Trata-se da formação da caatinga e das zonas do interior nordestino, que possuem pouca água. Embora inóspito, não se trata, tecnicamente, daquilo que os geógrafos chamam de clima árido, que é a condição predominante nos grandes desertos como o Saara ou o Atacama.
Porém, isso não é mais verdadeiro. Cientistas acabam de identificar uma nova área de clima árido no Brasil. Ela fica no sertão da Bahia e ainda é relativamente pequena, mas seu surgimento estaria ligado ao aquecimento global. Outro aspecto preocupante é que a área de semi-árido está aumentando de tamanho.
O estudo foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Foi a primeira vez em que isso foi observado no País.
"Conforme os resultados do estudo, com exceção da região Sul e do litoral dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, a tendência de aumento da aridez se observa em todo o país", informou material distribuído pela Agência Brasil, órgão oficial de comunicação do governo federal. "Os pesquisadores apontam que esse processo está relacionado com o aquecimento global", acrescenta o comunicado.
Para calcular o índice considerado como árido, os pesquisadores dividem a precipitação na área pela evapotranspiração, que é a umidade desprendida pela respiração das plantas. Nos climas mais secos, onde há um déficit de chuvas, essa razão fica abaixo de 1. A região é considerada semiárida se o resultado ficar entre 0,21 e 0,5 e árida se ficar abaixo de 0,2.
A pesquisa levou em conta dados entre 1960 e 2020. A área no interior da Bahia descrita como árida tem 5,7 mil quilômetros quadrados.
Clima árido é um termo cientificamente bastante específico, usado para designar áreas desérticas. Já o coloquial "deserto", e seu derivado "desertificação", costumam ser usados de forma mais flexível. Áreas no Rio Grande do Sul onde estão se alastrando dunas, por exemplo, podem ser descritas como desertos informalmente, embora não constituam, tecnicamente, clima árido. A desertificação, quando uma área verde perde cobertura vegetal e se torna seca, é um problema ecológico em si mesma, com sua própria gravidade. Já a identificação de uma área árida no Brasil sinaliza uma mudança climática, ou seja, uma situação de longo prazo e mais profunda. Daí a importância da notícia.
(Com informações da Agência Brasil)