SE ESSA MODA PEGA...
PAULO, CADÊ MEU DINHEIRO? Credor espalha outdoors pela cidade cobrando dívida e avisa que "não adianta se esconder"; veja vídeo
Cobrança está dando o que falar e palavra usada na mensagem chama atenção
Última atualização: 30/08/2023 13:09
Um credor ainda anônimo achou um jeito diferente de cobrar uma dívida. Ele resolveu espalhar outdoors pelas ruas com a mensagem bem direta: "Paulo, cadê meu dinheiro veaco? Não adianta se esconder". O assunto vem dando o que falar na internet desde esta terça-feira (29).
Os outdoors foram vistos em pelo menos três bairros da cidade de Teresina, capital do Piauí. A população tenta entender do que se trata e, nas redes sociais, marcam de forma aleatória pessoas de nome Paulo, apontado como devedor. Não se sabe ao certo o tamanho da dívida e nem quem é o credor.
Chama atenção também nas mensagens o uso da palavra "veaco". Ela não existe no dicionário Aurélio, mas consta em dicionários informais de diferentes regiões do País – inclusive com variações.
Em Minas Gerais, por exemplo, veaco é sinônimo de "fica esperto", "te liga". A palavra é usada para identificar pessoas malandras e marotas. Já na Bahia veaco é sinônimo de "caloteiro" e "descuidado" com seus compromissos. Em Pernambuco também veaco é usado para identificar um "caloteiro", "mau pagador".
No Rio Grande do Sul o mais comum é "velhaco" e os significados variam. Há quem utilize a palavra para identificar um "animal xucro, que corcoveia", e também para identificar uma pessoa caloteira.
No Sul, a origem da expressão velhaco seria a expressão castelhana "bellaco", muito comum para identificar um "vilão", um "patife" ou um "malandro". Na dúvida, é bom o que Paulo de Teresina que esteja devendo algum dinheiro fique esperto.