LÁ VEM O COELHO

PÁSCOA: 7 doces deliciosos para quem tem diabetes aproveitar sem estresse

Especialista dá dicas de doces ótimos para presentear pessoas que vivem com diabetes ou para degustar sem prejudicar a saúde na Páscoa

Publicado em: 20/03/2024 14:32
Última atualização: 20/03/2024 14:36

A Páscoa é a época dos chocolates e doces, seja em forma de coelho ou em ovos. Ao pensar em presentes, é a única coisa que vem em mente. Mas e para quem tem diabetes? Especialista explica.


Coelho da Páscoa não deixa ninguém de fora! Entenda quais as opções para quem vive com a doença Foto: Freepik

O coelhinho da Páscoa não deixa ninguém de fora! Existem opções para quem vive com a doença, podendo aproveitar a festividade, segundo o médico endocrinologista, pós doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), professor na universidade e na Unisinos, Iuri Goemann.

O médico explica que é preciso, principalmente, consumir com moderação e prestar atenção nos ingredientes.

"Os principais problemas normalmente estão associados não ao doce em si, mas a quantidade e frequência do seu consumo e a quantidade de açúcar que o alimento possui", diz Goemann.

Então, para fazer da Páscoa um momento ainda mais especial, confira 7 doces que não prejudicam a saúde e não deixam de ser deliciosos.

1. Chocolates com alto teor de cacau

Optar por chocolates com mais de 70% de cacau é uma ótima escolha. Isso porque "eles geralmente contêm menos açúcar e mais flavonoides, que são inclusive benéficos à saúde por terem papel antioxidante", afirma.

2. Chocolates diet ou sem adição de açúcar

Os chocolates diet são adoçados com substitutos do açúcar, que têm um impacto menor nos níveis de glicose no sangue. Mas é importante prestar atenção nos demais ingredientes que compõe toda a fórmula.

"Podem ser ricos em gorduras e adoçantes artificiais, influenciando no excesso de peso se não consumidos com moderação."

3. Doces à base de frutas

Podem ser feitas sobremesas feitas com frutas frescas e até desidratadas, sem adicionar açúcar.

4. Gelatinas sem açúcar

As gelatinas sem açúcar vêm em vários sabores e podem ser facilmente encontradas e feitas. "São uma alternativa leve e que geralmente não eleva os níveis de açúcar no sangue", explica.

5 e 6. Bolos e muffins feitos com adoçantes naturais e farinhas integrais

Uma ideia é fazer bolos e muffins em casa, usando adoçantes naturais, como stevia ou eritritol, e farinhas de baixo índice glicêmico. Eles podem ser comprados, mas é necessário prestar atenção 

7. Doces caseiros controlados

"Fazer doces em casa permite controlar os ingredientes e substituir o açúcar por alternativas mais saudáveis", afirma o endocrinologista.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasil
Matérias Relacionadas