RECONHECIMENTO
Parlamentares gaúchos que se destacaram no Prêmio Congresso em Foco
Com votação pela internet, premiação reconheceu o trabalho desenvolvido no Senado e na Câmara dos Deputados
Última atualização: 26/09/2023 09:45
Paulo Paim (PT) e Fernanda Melchionna (PSol) foram eleitos por votação popular na internet como os melhores parlamentares da Região Sul do Brasil. O anúncio foi feito na noite de quinta (21), em cerimônia do Prêmio Congresso em Foco que, desde 2006, apresenta os que mais se destacam na defesa dos interesses da população. No balanço final, quase a totalidade dos vencedores das categorias “Melhores do Senado” e “Melhores da Câmara” na região são de partidos de esquerda.
O contraponto ficou com os senadores premiados, a maioria de legendas da direita. Tirando o senador petista, Paulo Paim, os parlamentares mais votados formam votados Hamilton Mourão (Republicanos- RS), Jorge Seif (PL-SC), Esperidião Amin (PP-SC) e Flávio Arns (PSB-PR).
No caso da Câmara dos Deputados, todos os melhores parlamentares da região são de partidos de esquerda. Depois de Fernanda Melchionna (PSol) foram eleitos nesta ordem, Maria do Rosário (PT-RS), Zeca Dirceu (PT-PR), Carol Dartora (PT-PR) e Daiana Santos (PCdoB-RS).
Outro destaque da região foi o 4º lugar de Paim como o melhor senador na categoria nacional e entre os seis melhores escolhidos pelos jornalistas. “Meu sincero agradecimento ao Congresso em Foco, aos dedicados jornalistas e a todos os internautas que reconheceram o nosso trabalho. É uma honra receber o prêmio como o melhor senador do Sul do país e estar entre os cinco melhores do Senado. Muito obrigado”, agradeceu o parlamentar em suas redes sociais.
Votação
Os melhores parlamentares foram escolhidos pelo público, na votação da internet, por jornalistas que acompanham o Congresso e por um júri especializado. A votação popular da internet foi realizada entre 7 e 31 de agosto e contou com auditoria interna e a fiscalização da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).
Os parlamentares que respondem por acusações criminais (ação penal ou inquérito) perante o Judiciário não puderam participar do Prêmio Congresso em Foco. Também não participam aqueles que estejam respondendo a processos de improbidade administrativa. Ainda ficam de fora da competição os que tenham feito apologia a tortura, a violência ou atentado contra o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos fundamentais, por meio de atos ou palavras. Os parlamentares que estão no cargo há menos de 60 dias também não podem participar.
Melhores no Senado da região Sul pela internet (por ordem de votação)
Paulo Paim (PT-RS)
Hamilton Mourão (Republicanos-RS)
Jorge Seif (PL-SC)
Esperidião Amin (PP-SC)
Flávio Arns (PSB-PR)
Melhores na Câmara dos Deputados da região Sul pela internet (por ordem de votação):
Fernanda Melchionna (Psol-RS)
Maria do Rosário (PT-RS)
Zeca Dirceu (PT-PR)
Carol Dartora (PT-PR)
Daiana Santos (PCdoB-RS)