abc+

ESTUDO

Pão alcoólico? Entenda a polêmica sobre risco de ser pego no bafômetro ao comer sanduíche

Pesquisa realizada pela Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor apresentou resultados surpreendentes

Juliano Piasentin
Publicado em: 11/07/2024 às 14h:13 Última atualização: 11/07/2024 às 14h:13
Publicidade

Já pensou em comer um sanduíche e testar positivo no bafômetro? Esse risco é real. Uma pesquisa feita pela Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, comprovou que algumas marcas de pães de forma possuem álcool em sua fórmula. Algumas das opções inclusive reprovaram na hora do teste do bafômetro.

Pão de forma  | abc+



Pão de forma

Foto: Wickbold/ Divulgação

Conforme os testes realizados, o álcool é utilizado como uma espécie de conservante, reduzindo as ações do mofo e evitando que o alimento estrague rapidamente. No entanto, segundo a Proteste, algumas das fabricantes acabam abusando do insumo.

Os pães poderiam até mesmo serem classificados como produtos alcoólicos. Entre as 10 marcas analisadas (Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, Wickbold Sem Glúten, Wickbold Leve, Panco, Seven Boys, Wickbold Tradicional, Plus Vita e Pullman), apenas quatro não seriam consideradas alcoólicas (Pullman, Seven Boys, Plus Vita e Wickbold Tradicional).

Tratando-se dos produtos reprovados no bafômetro, a Proteste apontou que duas fatias das marcas Bauducco, Visconti e Wickbold 5 zeros seriam suficientes para que o motorista ser multado. A lei estabeleceu tolerância de 0,06% de álcool no sangue. Uma concentração superior rendia uma infração gravíssima com multa multiplicada por cinco, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do veículo.

De acordo com a pesquisa, apenas duas marcas obtiveram resultados positivos em todas as óticas avaliadas: Pullman e Plus Vita.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade