A Deficiência de Transportador de Riboflavina (RTD) é uma doença de origem genética, causada pela alteração de um gene do DNA. Os portadores têm diversas atividades metabólicas prejudicadas. Entre os principais sintomas, estão a fraqueza muscular nos braços, pernas, pescoço e tronco, além do movimento involuntário dos olhos, dificuldade de engolir alimentos sólidos, líquidos e insuficiência respiratória.
LEIA TAMBÉM: Áreas de risco na região serão mapeadas para prevenção de desastres; saiba em quais cidades
A doença é considerada rara, estima-se que apenas 15 pessoas foram diagnosticadas com RTD no Brasil. Entre elas está o padre Márlon Múcio Corrêa Silveira, paciente mais velho com a enfermidade no mundo. Os primeiros sintomas foram percebidos na infância, no entanto, o diagnóstico ocorreu apenas em 2019.
O sacerdote faz o uso de respiração mecânica 24 horas por dia e toma 287 comprimidos diariamente. A história do religioso virou filme “Milagre Vivo” e estreia nos cinemas dia 11 de novembro.
Atualmente, Padre Márlon se tornou referência no país e fundou a Casa de Saúde Nossa Senhora dos Ratos. A instituição é 100% dedicada a esses casos e fica localizada em Taubaté, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
Em 2024, mesmo com as dificuldades, o padre foi à Europa, onde buscou a bênção do Papa Francisco às pessoas com doenças raras. Estima-se que 13 milhões de brasileiros convivam com alguma doença rara.
LEIA TAMBÉM