DESLIGAMENTOS NA EMISSORA
Onda de demissões gera 'clima tenso' nos corredores da Globo
Profissionais do Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília foram demitidos nesta semana
Última atualização: 01/03/2024 08:56
Uma onda de demissões deixa o clima tenso nos corredores da Globo. Segundo o site Uol, a última terça-feira (4) foi classificada pelos repórteres como "um dia de terror": grandes nomes do jornalismo brasileiro chorando, ou pela própria demissão, ou pelo desligamento de amigos e companheiros de profissão.
Eduardo Tchao, Mônica Sanches e Marcelo Canellas, Flávia Jannuzzi, foram demitidos. Na lista de confirmados, ainda segundo o site, outros nomes foram surgindo, como Jorge Espírito Santo, o Jorjão, diretor artístico do Fantástico, e Arthur Guimarães, repórter investigativo, e um dos grandes nomes da emissora, responsável recentemente, ao lado de Andrea Sadi, pelo vídeo sobre as joias recebidas e guardadas por Bolsonaro.
Marcos Serra Lima, Alba Valéria Mendonça e Rodrigo Melo, Sávio Ladeira, Marta Cavallini, Olivia Henriques e Dennis Barbosa, profissionais que trabalhavam no portal G1, bem como Marcia Correa, editora-chefe do Bom Dia São Paulo, Márcia Witczak, editora e apresentadora do DF1, e Lúcia Carneiro, da GloboNews, foram desligadas. Ana Paula Mendes, âncora da InterTV, afiliada da Globo em Cabo Frio, foi demitida após voltar da licença-maternidade.
Além dos desligamentos, o Uol informou que a Globo também bloqueou vagas que estavam abertas na edição do Jornal Hoje e no portal G1 de São Paulo. Essas vagas não serão preenchidas em razão dos cortes no jornalismo.
Listas em grupos de WhatsApp
O clima já estava tenso por conta de uma lista que circulava pelos grupos de WhatsApp dos jornalistas. Nelas, estão nomes que supostamente serão desligados.
As "listas" são formadas a partir dos quesitos já apontados internamente por gestores da emissora: funcionários com alto salário, que possuem plano de saúde diferente do novo modelo e que recebem bônus por participação.
O que diz a Globo
Ao portal, a emissora emitiu uma nota. Confira:
"A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa. Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento."