A onda de calor vai ganhar força na segunda metade desta semana, com tardes de temperaturas próximas ou acima dos 40°C em estados do Centro-Sul do Brasil. Conforme a MetSul Meteorologia, no Sul, a sensação térmica passará facilmente esta marca em alguns pontos. Além disso, no Sudeste há possibilidade de recordes históricos de temperatura máxima.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
“Uma massa de ar extremamente quente associada a uma bolha de calor sobre o Norte da Argentina e o Paraguai é responsável pela temperatura muito alta e bastante acima das médias históricas de março em uma grande área da América do Sul, afetando países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Brasil e Bolívia”, destaca o portal de meteorologia.
Segundo estações do Serviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina, a temperatura mais alta registradas no país na terça-feira (12) foi de 44,5°C, em Rivadavia. Em localidade da província de Santa Fé, no entanto, a sensação térmica chegou a 51°C.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Sul do Brasil
Apesar da semana já ter começado quente no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (13) os termômetros apontam marcas ainda maiores. O calor registrado em todas as regiões gaúchas nesta tarde é atípico para uma metade de março. As máximas registradas chegam a 38°C.
Mas o calor mais intenso deve ocorrer nesta quinta-feira (14), quando as temperaturas devem ficar próximas dos 40°C em áreas do interior do Estado. Na Grande Porto Alegre, são esperadas marcas de até 38°C.
“A quinta-feira será um dos dias mais quentes do verão astronômico de 2023-2024, que em Porto Alegre só teve máximas iguais ou acima de 36°C na estação em poucos dias: 36,4°C em 28 de dezembro; 36,0°C em 7 de janeiro; 36,5°C em 14 de janeiro; 36,2°C em 10 de fevereiro; e 36,3°C em 12 de fevereiro”, ressalta a MetSul.
Santa Catarina e Paraná também terão uma quinta-feira de muito calor, com máximas perto de 40°C.
Mais calor pelo Brasil
No Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás a situação não será diferente: as máximas podem chegar a até 40°C em algumas localidades. Por lá, o cenário de calor intenso deve se prolongar mais do que no Sul. A previsão é que as temperaturas bastante elevadas e acima da média sigam no Mato Grosso do Sul até 20 ou 21 de março.
Os quatro estados do Sudeste brasileiro também vão sentir o impacto da onda de calor nesta segunda metade da semana. As temperaturas mais elevadas devem ser registradas no interior de São Paulo, onde as tardes terão máximas de até 38°C. Na cidade de São Paulo o pior do calor será sentido nos próximos três dias, com registros entre 33°C e 35°C.
No Rio de Janeiro, o calor entre 36°C e 39°C deve permanecer entre os dias 15 e 20 de março, com alguns dias passando dos 40°C. Já em Belo Horizonte, o calor deve permanecer por uma semana. A previsão é de tempo firme com sol e máximas de até 35°C durante as tardes até o dia 20 de março. A média máxima de março na cidade é de 28,4°C.
LEIA TAMBÉM