abc+

RECORDE HISTORICO

ONDA DE CALOR: Saiba o motivo para a sensação térmica atingir 62,3°C no Rio de Janeiro

Pelo segundo dia consecutivo a sensação térmica bateu recordes na cidade maravilhosa

Juliano Piasentin
Publicado em: 17/03/2024 às 20h:25
Publicidade

“Rio 40 graus, cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos.” Os versos da cantora e compositora Fernanda Abreu nunca fizeram tanto sentido para os cariocas. No entanto, a música errou por mais de 20°C. Isso porque, conforme o Alerta Rio, serviço de meteorologia da prefeitura do Rio de Janeiro, a sensação térmica bateu recorde e chegou aos 62,3°C neste domingo (17).

Sensação térmica foi de 62,3°C no Rio de Janeiro  | abc+



Sensação térmica foi de 62,3°C no Rio de Janeiro

Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

De acordo com a Metsul Meteorologia, o órgão municipal registrou essa sensação térmica na estação de Guaratiba, às 9h55. É a maior sensação de calor registrada na cidade desde 2014, quando o Alerta Rio começou a fazer as medições. Apesar disso, o órgão explica que grande parte dos bairros da capital não registraram tanto calor assim.

Afinal, o recorde aconteceu em um local com algumas particularidades, uma área de restinga, onde a umidade relativa do ar é muito superior à encontrada no perímetro urbano carioca. Ainda assim, os moradores da cidade maravilhosa precisaram ser criativos para fugir do calorão, ocasionado por uma Onda de Calor que passou pelo Rio Grande do Sul e estacionou no Sudeste brasileiro.

As máximas neste domingo foram de 38°C, com sensação térmica entre 40°C e 45°C por toda a cidade. A praia, cachoeiras, piscinas, mangueiras e ar condicionado nunca foram tão necessários.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade