O ar quente e seco voltou a ganhar força no domingo (29), dando início à oitava onda de calor do ano sobre o Brasil. Com isso, as temperaturas devem se manter elevadas ao longo desta semana novamente em parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Rio Grande do Sul, em específico, o calorão pode dar lugar aos temporais.
LEIA TAMBÉM: Um em cada quatro brasileiros perderam dinheiro com golpes nos últimos 12 meses
“Podemos ter novamente vários dias consecutivos com qualidade do ar comprometida, potencial ainda alto para queimadas no País e visibilidade prejudicada com céu mais esbranquiçado”, projeta a Climatempo. A umidade do ar no decorrer dos próximos dias também pode ficar em alerta em várias capitais brasileiras.
As temperaturas, especialmente no Centro-Oeste, no interior de São Paulo, no Tocantins e interior do Nordeste voltam a ficar cerca de 3 a 5 °C acima da média, podendo as máximas atingirem novamente valores próximos a 39 °C. Em Cuiabá, capital de Mato Grosso, e na cidade de Corumbá, no oeste de Mato Grosso do Sul, no entanto, os termômetros podem chegar até 42 °C.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Até quando deve durar a nova onda de calor?
A tendência é de que permaneça pelo menos até o dia 8 de outubro em grande parte do Brasil, embora uma frente fria possa diminuir brevemente as temperaturas em algumas partes do País.
Conforme a Climatempo, a expectativa é de que na noite de quarta-feira a chegada de uma frente fria comece a trazer novamente o retorno do ar frio entre a quinta-feira (3) e a sexta-feira (4) no Sul e em parte do Sudeste, provocando uma ligeira queda nas temperaturas, inclusive, no leste e sul de São Paulo no fim da próxima semana.
“No entanto, mesmo com a chegada deste sistema, áreas do Brasil central continuarão muito quentes, com temperaturas acima da média ainda entre Minas Gerais, Goiás e parte do leste de Mato Grosso”, reforça a empresa de meteorologia.
SAIBA MAIS: Ex-Globo diz que ganha mais dinheiro com um story do que recebia por mês na emissora
E no RS?
No Rio Grande do Sul, apesar do início de semana com altas temperaturas em boa parte do Estado, os próximos dias não devem registrar máximas tão elevadas, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Após os termômetros marcarem até 33 °C nesta segunda-feira, as máximas do restante da semana não irão ultrapassar os 24°C, conforme a previsão.
O calor não deve vingar por aqui por conta de uma frenque fria que chega ao Estado e pode causar temporais em todo o território. A chuva já atinge o Sul do Estado pela manhã da próxima terça, mas o sol aparece entre nuvens nas demais regiões, onde a temperatura se eleva rapidamente com vento Norte e fumaça das queimadas da Amazônia. Com a atmosfera muito aquecida, há risco de tempestades de granizo e vento forte em pontos isolados.
LEIA TAMBÉM