O Brasil será atingido por uma intensa onda de calor a partir desta sexta-feira (10). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para parte do País, que pode ter máximas de mais de 42°C.
Conforme um dos avisos meteorológicos, que recebeu a cor vermelha (grande perigo), “as temperaturas devem ficar 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos” em estados como São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
?? #Atenção: Previsão de onda de calor, de hoje (10) até a próxima quarta-feira (15), em áreas de RO, MT, MS, GO, MG, SP e em todo o DF. As temperaturas devem ficar 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos.
???? Confira o aviso vermelho ???? https://t.co/ohDnAvNhfC pic.twitter.com/hMXqjhFggS
— INMET (@inmet_) November 10, 2023
Um segundo aviso, na cor laranja (perigo), indica calor acima da média também no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
?? #Atenção: Previsão de onda de calor, de hoje (10) até a próxima terça-feira (14), em áreas de RO, AM, PA, TO, MT, MS, GO, MG, SP, ES, PR, BA e em todo o RJ.
???? Confira o aviso laranja (perigo) ???? https://t.co/E94cPJhVCg
+???? pic.twitter.com/HLfnVS20Fg
— INMET (@inmet_) November 10, 2023
O calorão deve seguir até a próxima sexta-feira (10). Porém, o Inmet diz que a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações. A partir do sábado (11), a onda de calor poderá se expandir.
No Sul do País, a chuva impedirá que as temperaturas subam tanto, mas o Rio Grande do Sul terá máximas acima dos 30°C nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM