Uma onda de calor atinge uma grande área do Brasil desde o domingo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as temperaturas acima da média e com “risco à saúde” durem um período de cinco dias, ou seja, até a quinta-feira (12), último dia de vigência do alerta laranja (perigo).
Diferente das últimas semanas, quando o Sul do Brasil ficou de fora das regiões atingidas pelas temperaturas extremas, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná também terão temperaturas altas esta semana.
LEIA TAMBÉM: Sol laranja e céu acinzentado; entenda o fenômeno que também afeta a qualidade do ar no RS
A MetSul Meteorologia prevê que, entre terça-feira (10) e quarta-feira (11), as temperaturas altas tomem conta do RS, com marcas até 15°C acima do normal para setembro. Ou seja, teremos máximas de verão ainda no inverno. As máximas mais altas são esperadas na Metade Norte gaúcha, onde faz até 40°C.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
O calor será acompanhado de ar extremamente seco. Além disso, a fumaça vinda das queimadas na Amazônia faz com que a qualidade do ar fique ruim em grande parte do Brasil, incluindo a Região Sul.
A terça será ainda de sol entre nuvens. A mínima será de 18°C e a máxima de 35°C na Grande Porto Alegre. Já na quarta, as temperaturas variam entre 18°C e 31°C e o dia será nublado. A partir de quinta-feira, os dias voltam aficar agradáveis e pode chover no RS.
LEIA TAMBÉM