PREVISÃO DO TEMPO
ONDA DE CALOR: Com ar seco como deserto, Brasil será o lugar mais quente do Hemisfério Sul nesta semana
Rio Grande do Sul será um dos estados onde temperatura pode ficar 10°C e 15°C acima do normal
Última atualização: 09/09/2024 18:00
Uma onda de calor intensa vai fazer as temperaturas subirem muito em boa parte do Brasil, inclusive na Região Sul, nesta segunda semana de setembro. A previsão de temperaturas muito elevadas ocorre antes mesmo da chegada da primavera, no próximo dia 22.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) inclusive está com alerta de perigo para cinco dias com calor acima de 5°C com risco à saúde. Conforme a MetSul Meteorologia, ar quente já estava atuando na Região Sul do Brasil, especialmente no Paraná, onda diversas cidades bateram e/ou ultrapassaram os 35°C.
No Centro do País, o calor tem sido intenso a extremo com marcas próximas e acima dos 40°C. Os meteorologistas explicam que as máximas têm sido muito altas no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, no interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Na tarde de sábado (7), Cuiabá, capital do Mato Grosso, chegou aos 42,6°C.
Essa influência de massa de ar extremamente seco e quente também faz com que baixe a umidade. Muitas cidades do Centro-Oeste e do Sudeste têm registrado índice abaixo abaixo dos 10% durante a tarde, o que se assemelha a um deserto, de acordo com a MetSul.
"A estiagem muito prolongada com grande número de municípios sem chuva há quatro meses ou mais, e o solo a cada dia mais seco, acabam por criar um ciclo que piora a cada dia que se retroalimenta ao favorecer as altas temperaturas. Solo mais seco favorece maior aquecimento que reduz a umidade ainda mais do solo", expõem os meteorologistas.
Qual será a região brasileira mais quente nesta semana?
A meteorologista Estael Sias acredita que as maiores temperaturas desta semana ocorrerão no Centro-Oeste, que pode apontar máximas entre 42°C a 44°C. Cuiabá deve ser a capital mais quente do Brasil, repetindo o cenário registrado nos últimos dias.
LEIA TAMBÉM: Sol laranja e céu acinzentado; entenda o fenômeno que também afeta a qualidade do ar no RS