abc+

PREVISÃO DO TEMPO

ONDA DE CALOR: Com ar seco como deserto, Brasil será o lugar mais quente do Hemisfério Sul nesta semana

Rio Grande do Sul será um dos estados onde temperatura pode ficar 10°C e 15°C acima do normal

Nadine Funck
Publicado em: 09/09/2024 às 18h:00 Última atualização: 09/09/2024 às 18h:00
Publicidade

Uma onda de calor intensa vai fazer as temperaturas subirem muito em boa parte do Brasil, inclusive na Região Sul, nesta segunda semana de setembro. A previsão de temperaturas muito elevadas ocorre antes mesmo da chegada da primavera, no próximo dia 22.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Onda de calor alcança o Rio Grande do Sul antes da chegada de nova frente fria | abc+



Onda de calor alcança o Rio Grande do Sul antes da chegada de nova frente fria

Foto: Reprodução/MetSul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) inclusive está com alerta de perigo para cinco dias com calor acima de 5°C com risco à saúde. Conforme a MetSul Meteorologia, ar quente já estava atuando na Região Sul do Brasil, especialmente no Paraná, onda diversas cidades bateram e/ou ultrapassaram os 35°C.

No Centro do País, o calor tem sido intenso a extremo com marcas próximas e acima dos 40°C. Os meteorologistas explicam que as máximas têm sido muito altas no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, no interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Na tarde de sábado (7), Cuiabá, capital do Mato Grosso, chegou aos 42,6°C.

Essa influência de massa de ar extremamente seco e quente também faz com que baixe a umidade. Muitas cidades do Centro-Oeste e do Sudeste têm registrado índice abaixo abaixo dos 10% durante a tarde, o que se assemelha a um deserto, de acordo com a MetSul.

A estiagem muito prolongada com grande número de municípios sem chuva há quatro meses ou mais, e o solo a cada dia mais seco, acabam por criar um ciclo que piora a cada dia que se retroalimenta ao favorecer as altas temperaturas. Solo mais seco favorece maior aquecimento que reduz a umidade ainda mais do solo”, expõem os meteorologistas.

Qual será a região brasileira mais quente nesta semana?

A meteorologista Estael Sias acredita que as maiores temperaturas desta semana ocorrerão no Centro-Oeste, que pode apontar máximas entre 42°C a 44°C. Cuiabá deve ser a capital mais quente do Brasil, repetindo o cenário registrado nos últimos dias.

LEIA TAMBÉM: Sol laranja e céu acinzentado; entenda o fenômeno que também afeta a qualidade do ar no RS

O que esperar da previsão do tempo no Rio Grande do Sul?

A massa de ar seco e quente que está sobre o Brasil se expande de Norte a Sul com temperaturas perto e acima dos 40°C. Modelos meteorológicos analisados pela MetSul apontam que a temperatura pode ficar 10°C a 15°C acima do normal em alguns dias desta semana, especialmente no Rio Grande do Sul.
Esse calor, já sentido nesta segunda (9) na metade norte, deve tomar conta do Estado na terça (10) e na quarta-feira (11) com máximas acima dos 35°C em muitas cidades. Algumas podem bater os 40°C.
Os meteorologistas preveem que Porto Alegre pode ter um dia de calor histórico para setembro na quarta, quando a capital e cidades da região metropolitana, bem como os vales do Sinos, Caí e Paranhana, podem ter marcas acima dos 37°C.
Na quinta (12), o calor deve se concentrar no norte gaúcho, visto que uma frente fria deve refrescar as demais áreas.
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade