Logo o Brasil se despede do carnaval, chega a Quarta-feira de Cinzas, um dia importante para os católicos praticantes, que marca o início de um período cheio de significados e uma preparação para a Semana Santa.
O que é a Quarta-Feira de Cinzas?
A Quarta-feira de Cinzas é o dia que marca o início da Quaresma para os cristãos, um tempo de reflexões antes da Páscoa. Durante as missas da data, os padres costumam colocar cinzas nas testas dos fiéis em forma de cruz, falando: “Arrependei-vos e acreditai no Evangelho” ou “Das cinzas vieste, às cinzas retornarás”.
O que é a Quaresma?
A Quaresma é o tempo em que os fiéis se preparam para a Páscoa. Os dias são usados para refletir sobre a própria vida, a fé e possíveis pecados. É um tempo também de penitências, como a oração e o jejum.
“Deus não se cansou de nós. A Quaresma é tempo de conversão, tempo de liberdade”, disse Papa Francisco, segundo o Vatican News.
Quando começa e termina a Quaresma?
Tradicionalmente, a Quaresma duraria 40 dias, começando na Quarta-feira de Cinzas (14 de fevereiro) e terminando no Domingo de Ramos (24 de março), quando começa a Semana Santa, antes da Páscoa (31 de março). Entretanto, segundo o Vaticano, ela dura 44 dias desde o pontificado Paulo VI. Ou seja, termina na Quinta-feira Santa (28).
*Com informações da Agência Católica de Informações (ACI)
LEIA TAMBÉM