Uma bolha de calor vai provocar calor extremo neste início de semana no Brasil. Cidades brasileiras terão máximas entre 40°C e 45°C. As temperaturas mais altas são esperadas nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já em municípios de São Paulo, a temperatura pode bater recordes de temperatura. Na capital de SP, há chance de marcas de até 39°C.
- BOLHA DE CALOR: Veja impacto do fenômeno no Rio Grande do Sul
- BOLHA DE CALOR: Risco de temporais de granizo “até de grande tamanho” aumenta nos próximos dias; veja o alerta
- BOLHA DE CALOR: Ondas de temperaturas extremas com risco à vida serão mais frequentes no Brasil?
Marcas perto ou acima dos 40°C devem ser registradas também em cidades do Norte, de Goiás, do Sudeste do Brasil e de alguns estados do Nordeste, como no Oeste da Bahia, no Maranhão e no Piauí. No Rio de Janeiro, algumas estações também podem passar dos 40°C no próximo fim de semana.
Apesar do calorão dos últimos dias, o Rio Grande do Sul não será atingido por esta onde de calor extremo.
O que é a bolha de que pode provocar calor extremo com risco à vida no Brasil?
Segundo a MetSul Meteorologia, a bolha de calor ocorre com áreas de alta pressão que atuam como cúpulas de calor, e têm ar descendente. A meteorologista Estael Sias explica “uma cúpula de calor é criada quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma área por dias ou até semanas, prendendo ar muito quente por baixo assim como uma tampa em uma panela”.
A bolha de calor desta semana vai estar com seu centro entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil. Conforme a MetSul, as massas de ar quente se expandem verticalmente na atmosfera e criam uma cúpula de alta pressão que desvia os sistemas meteorológicos – como frentes frias – ao seu redor.
“Evidências de estudos sugerem que a mudança climática está aumentando a frequência de cúpulas de calor intensas, bombeando-as para mais alto na atmosfera, algo não muito diferente de adicionar mais ar quente a um balão de ar já aquecido. Por isso, vários estudos apontam aumento da intensidade, duração e frequência de ondas de calor no Brasil e ao redor do mundo”, destaca Estael.
CINCO PERGUNTAS PARA ENTENDER COMO FICA O TEMPO NOS PRÓXIMOS DIAS NO BRASIL
A MetSul afirma que o nível de calor esperado para os próximos dias em muitas áreas do território brasileiro atingirá patamar extremamente perigoso à saúde e à vida com elevado risco para população vulnerável, como enfermos e idosos.
O calor no Brasil costuma ser normal e o país não mantém estatísticas sobre mortalidade relacionada à alta temperatura. A MetSul diz que os poucos levantamentos sobre mortes associadas ao calor no Brasil estão em alguns estudos epidemiológicos em pesquisas da medicina e não da meteorologia.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags