Decoração
O duro desafio da impermeabilização predial
Infiltrações, mofo e goteiras são uma dor de cabeça recorrente para proprietários, veja algumas dicas básicas
Praticamente não há casa, prédio ou construção que não tenha que enfrentar, ao longo do tempo, o desafio de fazer frente a manchas de mofo, infiltrações ou, pior ainda, goteiras. Em construção, a área é referida, normalmente, pelo termo impermeabilização.
As técnicas envolvem uma mescla de escolha de materiais, coberturas e aplicação de produtos. Uma das dores de cabeça recorrentes dos proprietários e moradores é que algumas vezes a escolha de materiais já não é uma variante na qual é possível mexer. A parede ou o teto estão prontos.
Invariavelmente, a solução passa por consultar especialistas, a fim de que indiquem a solução mais viável caso a caso. Vale lembrar alguns pontos importantes.
Diferentes materiais têm impermeabilizações diferentes. Concreto e cimento, muito frequentemente, requerem tratamento especial. Lajes e tetos podem envolver aplicação de produtos impermeabilizantes ou até camadas de manta asfáltica e afins. Já os produtos antimofo, usados em paredes já atingidas, geralmente precisam ser reforçados de tempos em tempos. O mesmo com os anticupim.
Dicas importantes
- Contrate um especialista em impermeabilização ou peça orientações de um construtor.
- Se for aplicar um produto, siga atentamente as instruções.
- Lembre-se que a maior parte das tintas e coberturas não deve ser apenas reaplicada. É preciso lixar ou remover as camadas antigas.
- Muitos produtos requerem reaplicação periódica, como aqueles contra mofo e contra cupins.
- Não esqueça de tomar as precauções de segurança na aplicação. Respeitar o tempo de secagem também é indispensável. Alguns fungicidas ou inseticidas, inclusive, envolvem um período no qual o aposento não pode ser usado.
- Não use improvisações.