TECNOLOGIA
O dia em que os robôs invadiram Ivoti
Evento inédito no município, 1ª Olimpíada e Festival Municipal de Robótica mostrou trabalhos de centenas de alunos do ensino fundamental
Última atualização: 22/10/2023 18:37
Ivoti realizou nesta sexta-feira (20), a 1ª Olimpíada e Festival Municipal de Robótica. O evento, ocorrido no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eng. Ildo Meneghetti envolveu alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que fazem parte do Projeto Aventura Steam - Escola Maker, lançado em abril pela Prefeitura.
Os alunos apresentaram seus projetos e passaram por uma série de atividades como corrida e batalhas robóticas. Ao longo do dia, também teve a Mostra de Vivências do Explorador Kids. Um dos vencedores na Arena de combate, foi Lucas Doré de Mattos, de 14 anos, aluno do 9° ano da EMEF Aroni Aloísio Mossmann. Já sua colega de equipe Vitória, ficou em segundo lugar no circuito de corrida.
O estudante conta que seu clube de robótica iniciou em agosto, e por começar mais tarde em relação aos demais, eles não iriam participar da Olimpíada. Contudo, graças ao incentivo do professor, resolveram se inscrever. “Eletrônica e robótica são coisas que eu sempre gostei. Aprender isso na escola é muito bom. Isso é divertido, te ajuda pro futuro, porque, querendo ou não, a área de técnico em informática, essas coisas, são todas com uso de programação.”, comenta.
Além das competições, a Olimpíada também apresentou projetos de inovação tecnológica e melhoras para a comunidade de Ivoti. “Tem um projeto sobre uma sala de aula para pessoas surdas. Eu acho que as ideias podem ser muito bem utilizadas, tanto para inovações, quanto para diversão dos próprios alunos.”, finaliza Mattos.