abc+

MEIO AMBIENTE

Número de desastres climáticos quase dobra a cada ano no Brasil; entenda

Estudo alerta para cenário alarmante no País

Publicado em: 30/12/2024 às 18h:31 Última atualização: 30/12/2024 às 18h:31
Publicidade

O Brasil está em um cenário alarmante de quase dobrar o número de desastres climáticos a cada ano, revela estudo científico que comparou os últimos quatro anos às duas décadas anteriores.

Enchente do início de maio atingiu praticamente metade da cidade de Canoas | abc+



Enchente do início de maio atingiu praticamente metade da cidade de Canoas

Foto: Paulo Pires/GES

“Os desastres climáticos têm se tornado mais frequentes e intensos nas últimas décadas, refletindo os impactos das mudanças climáticas”, afirma o relatório elaborado pela Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica com apoio do governo brasileiro e da Unesco.

O estudo, realizado pelo braço de pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e divulgado na sexta-feira (27), aponta que entre 2020 e 2023, os dados oficiais mostraram uma média anual de 4.077 desastres relacionados ao clima no Brasil.

O número é quase o dobro dos 2.073 desastres registrados anualmente, em média, nas duas décadas de 2000 a 2019. O relatório descreveu a situação como um “cenário alarmante”.

Os desastres variam desde secas e enchentes até tempestades violentas, temperaturas extremas, ciclones e deslizamentos de terra.

Por outro lado, o estudo mostrou uma correlação entre os desastres climáticos sofridos no País e o aquecimento das temperaturas da superfície oceânica.

Observa também que secas e enchentes recordes no Brasil em 2024 contribuem para os desafios climáticos que o país sul-americano enfrenta.

“Os prejuízos econômicos causados por desastres climáticos no Brasil têm aumentado significativamente ao longo das últimas décadas, refletindo os impactos crescentes das mudanças do clima”, destacou o estudo.

O custo desses danos no Brasil entre 1995 e 2023 foi estimado em cerca R$ 547,2 bilhões. Os pesquisadores sublinharam a “urgência de medidas para mitigar os impactos das mudanças climáticas e aumentar a resiliência socioeconômica no País”.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade