Ônibus

NOVO HAMBURGO: Feriado alivia pressão sobre transporte coletivo

Dia do Trabalhador tem paradas vazias, trânsito tranquilo e atrasos mínimos

Publicado em: 01/05/2024 09:29
Última atualização: 01/05/2024 09:30

O feriado do Dia do Trabalho em Novo Hamburgo, traz alívio sobre a pressão no serviço do transporte coletivo em Novo Hamburgo, que mudou sábado (27), com atrasos na operação. Os transtornos que se intensificaram na segunda-feira (29), primeiro dia útil do novo sistema, e recuaram um pouco na terça (28), eram quase inexistentes nesta quarta (1º). No início da operação nesta manhã, o máximo de atraso detectado foi de oito minutos na Linha Boa Saúde.


Paradão com poucos passageiros no início da manhã do feriado do Dia do Trabalho Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Circulação da reportagem no início da manhã, mostra trânsito tranquilo e paradas vazias. No Paradão da Primeiro de Março, na área central, o cenário se repetia. Ali, passageiro aguardava coletivo da Linha Boa Saúde, que chegou aproximadamente depois do esperado. Além disso, os ônibus também circulam com bem menos passageiros.

Após décadas de operação da Viação Hamburguesa e Futura em Novo Hamburgo, no sábado a Viação Santa Clara (Visac), vencedora da licitação, assumiu o serviço que levou para as ruas os ônibus amarelos.

Os problemas no início da operação da Visac passaram pela desistência de motoristas que tinham sido selecionados pela empresa. A situação deflagrada sábado aconteceu principalmente por divergência de escala de trabalho.

Outra situação que colaborou para os atrasos na circulação foi a bilhetagem eletrônica, que entrou em operação com os novos ônibus. A necessidade de validar o cartão e depois passar de novo para registro da passagem foi outro fator que se somou aos desafios iniciais.

Na segunda-feira, primeiro dia com demanda integral do serviço, foram inúmeros registros de atrasos, linhas que não atenderam, passageiros que perderam compromissos ou ficaram até mais de duas horas aguardando o coletivo. O transporte por aplicativo foi o recurso de muitos para conseguir se locomover.

Na terça-feira, depois de reuniões envolvendo o poder público, a Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) e empresa, veículos da antiga operadora foram incorporados à frota já identificada com as cores e logomarca da Visac, e o serviço foi prestado com menos registros de atrasos. Ainda assim com espera e acúmulo de passageiros nos horários de pico.

O feriado dá uma trégua e alivia a pressão sobre o serviço, que volta a retomar o serviço de forma integral nesta quinta-feira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas