Não é de hoje que é bom tomar alguns cuidados na hora de fazer compras on-line. Um novo golpe, detectado pela empresa de segurança Kaspersky e denominado GoPix, traz mais um alerta aos consumidores – ainda mais neste período de Black Friday.
FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Neste esquema criminoso, ao fazer uma compra pelo computador, copiar o código Pix e colá-lo no site do banco, o dinheiro não vai para a loja, mas direto para um golpista.
De acordo com a companhia, o objetivo dos criminosos é trocar a chave Pix de compras online, e não de transferências entre pessoas. Desde janeiro, a Kaspersky informa já ter bloqueado mais de 10.443 ameaças relacionada a este vírus.
Computador infectado
O golpe é aplicado a partir de um vírus que infecta o computador do usuário. Um dos caminhos mais usados para atingir as máquinas é quando a pessoa clica em um link falso para acessar o WhatsApp Web, que pode aparecer especialmente quando o termo é buscado no navegador com erro ortográfico.
Então, clicando no link, aparece um pedido para baixar um arquivo e liberar o acesso. Assim, ao fazer isso, a pessoa estará baixando o vírus.
Ação do vírus
O vírus, então, atua monitorando a área de transferência, que é a parte do sistema operacional que armazena temporariamente itens que são copiados – como, por exemplo, quando a pessoa “copia” ou faz um “ctrl + c” na chave Pix. O software malicioso, então, altera esse código para que a transferência seja feita aos golpistas quando a pessoa der um “colar”. O valor, contudo, não é alterado.
Mas, de acordo com o diretor de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina, Fábio Assolini, é possível que o consumidor detecte o golpe. Isso porque, ao colar o código no internet banking, dá para revisar os detalhes da transferência.
Ainda, como o vírus age somente na área de transferência do computador, a outra solução para evitar que golpes como esse aconteçam é tentar fazer o pagamento por QR Code.
Dicas para evitar o GoPix:
- Tome cuidado com anúncios falsos: ao fazer uma pesquisa no navegador, evite clicar nos links que aparecem em cima da página com o termo “Link patrocinado”;
- Verifique o valor e o destinatário da transição do pagamento;
- Use alguma proteção no computador: a maioria dos antivírus consegue detectar sites falsos e impedir a instalação de arquivos suspeitos.
*Com informações de Tilt, por Uol
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags