SÃO LEOPOLDO

Novo calçamento e melhorias no Parque do Trabalhador devem ficar prontos até o dia 15

Além de blocos de concreto (pavs), bocas de lobo, rede pluvial e calçada estão sendo feitos no espaço, que recebe Acampamento Farroupilha; saiba mais

Publicado em: 05/09/2024 11:12
Última atualização: 05/09/2024 11:12

Os frequentadores do Parque do Trabalhador, em São Leopoldo, e visitantes do acampamento farroupilha montado no espaço poderão ver uma estrutura diferente nos festejos deste ano. É que a via de entrada do local – com acesso pela Rua Vicentina Maria Fidélis, no bairro Vicentina e que leva também ao Instituto Estadual Parque do Trabalhador – está recebendo um novo calçamento, obra que deve ficar pronta até o início da Semana Farroupilha.

Blocos de concreto, chamados pavs, estão sendo colocados no acesso ao Parque do Trabalhador Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Novo calçamento será colocado em 265 metros de estrada no acesso ao parque Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

A estrada está recebendo pavimentação em blocos de concreto (pavs), com recursos municipais do Programa Pavimenta São Léo, orçados em R$ 440 mil. Segundo o diretor de Obras da Secretaria de Obras e Viação (Semov), engenheiro Paulo Roberto Kumer, o projeto prevê calçamento em uma extensão de 265 metros e os serviços contemplam ainda melhorias nas bocas de lobo, rede pluvial e calçada de um lado – do outro lado, o espaço será utilizado como estacionamento. O prazo de conclusão é para 15 de setembro.

Demanda

Nesta semana, o prefeito Ary Vanazzi esteve no local e ressaltou que a obra contempla uma demanda da comunidade que frequenta o parque, principalmente, na Semana Farroupilha, e dos alunos e funcionários da escola do Parque. “Temos aqui no parque uma série de projetos em andamento, como a reforma do ginásio. Essa é uma obra extremamente necessária”.

LEIA TAMBÉM: Fechado há 4 meses, Parque Imperatriz será reaberto para visitações neste sábado

Obras no ginásio podem voltar em setembro

Já a reforma do ginásio do Parque do Trabalhador, obra que iniciou em abril e restou paralisada após a enchente de maio deste ano, podem voltar ainda neste mês de setembro. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) – pasta responsável pelo parque –, Juliano Maciel, além da necessária análise de possíveis danos causados na obra, os servidores técnicos que acompanhavam a mesma precisaram dedicar esforços às reformas dos prédios públicos atingidos, como escolas e postos de saúde atingidos pela enchente.

Em agosto, foi retomada a análise técnica da obra no ginásio esportivo e identificadas as necessárias adequações. “Considerando, ainda, a proposta de melhorias ao projeto, a retomada da obra passa agora por encaminhamento de termo aditivo que contemple todas as melhorias identificadas. Com isto, a expectativa é de que a obra seja retomada ainda em setembro, e o ginásio possa ser entregue à comunidade até o final deste ano”, ponderou. O termo aditivo tem valor estimado em R$ 200 mil.

Reforma no Ginásio do Parque do Trabalhador teve que ser paralisada durante a enchente e pode voltar ainda em setembro Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

“Pra nós, do acampamento, é muito bom”

Presidente da Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (AGAP), João Batista Ribeiro tem acompanhado a obra e ressaltou a sua importância para os frequentadores do local. “Me criei dentro do parque. Toda Semana Farroupilha era complicado, principalmente pras prendas, pra descer do carro e atravessar a rua, porque era tudo terra e chegavam com vestido todo sujo na parte de baixo, as sapatilhas molhadas”, iniciou.

“O pavs dá uma tranquilidade pras pessoas, vai ajudar muito. Sem contar que é mais acessível para cadeirantes”, colocou. “Pra nós do acampamento, é muito bom. É um pedido antigo e veio numa hora boa. Nosso parque estava deteriorado, agora está sendo revitalizado, estão reformando o ginásio, logo terá a pista de bicicross também, concluiu Ribeiro. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas