Uma nova empresa, ainda não divulgada pelo Governo do Estado, assumirá o transporte intermunicipal em Nova Santa Rita. A atual contratada, a ViaNova /STI, responsável pelas linhas para Canoas e Porto Alegre, deixará de operar na cidade a partir de 16 de fevereiro. Os ônibus sucateados, com mal funcionamento, os atrasos e o descaso com horários são reclamações bem antigas.
O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Battistella. Ele afirma que foi informado pela Metroplan e pela equipe do governador Eduardo Leite sobre o tema, com a garantia de que a nova contratada será conhecida até o 15. “A empresa atual tinha muita reclamação das pessoas, que falavam da falta de pontualidade, dos ônibus que quebravam na estrada ou que choviam dentro, em dias de tempestade”, confirmou o prefeito.
A usuária Taís Prestes, que mora em Nova Santa Rita e trabalha em Canoas, reclama dos atuais serviços. Ela relata que além dos horários serem praticamente a cada uma hora e meia, frequentemente há atrasos e, dependendo do atraso, a empresa não coloca outro ônibus para substituir.
“É bem complicado mesmo. Quando chove molha dentro do ônibus, várias vezes fiquei empenhada tanto para ir quanto para voltar do trabalho e os próprios funcionários comentam que a empresa não faz a manutenção. Sem falar no preço da passagem que, se não me engano, a tarifa foi para R$ 6,05”, afirma. Taís ressalta que sempre teve reclamação em relação à ViaNova e ela espera que com a mudança o serviço melhore.
“Para o futuro, já pensamos em um estudo de integração dos sistemas atuantes no município. Por enquanto, aguardo o anúncio do Governador sobre a nova empresa intermunicipal”, disse Battistella.
Reclamações antigas
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Everton Medeiros, reforça que há muitos anos a população de Nova Santa Rita reivindica melhorias no transporte público intermunicipal e ressalta que o prefeito Rodrigo Battistella propôs duas condições durante a troca de empresa. Que seja anunciada uma empresa que preste um bom serviço à população e que a nova contratada continue fazendo os mesmos itinerários e horários que a empresa que está saindo.
“Temos a preocupação de não deixar faltar o transporte para os usuários, especialmente para os trabalhadores. Finalmente o Governo Estudou se sensibilizou com a situação”, declarou.
Hoje, a Via Nova passa em todos os bairros da cidade recolhendo os passageiros que vão para Canoas ou Porto alegre. São várias linhas que saem do Paradão do Centro e vão até os bairros Morretes, Berto Círio, Sanga Funda, Picadão, Capão do Padre, Caju, Pedreria. No transporte interno não haverá alterações.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags