abc+

FIM DE ANO

No Natal, é melhor servir vinho ou espumante?

Não sabe o que escolher? Confira como não se estressar e o que pode harmonizar melhor com o momento

ico_abcmais_azul
Publicado em: 15/12/2023 às 11h:15 Última atualização: 15/12/2023 às 11h:15
Publicidade

Fim de ano, onda de calor e as festas se aproximam! Para quem está organizando a comemoração de Natal, pode ficar difícil pensar em uma bebida que agrade a gregos e troianos, ou que harmonize com o momento e local. O Jornal NH conversou com o vice-presidente da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS), o mestre Marcelo Vargas, para saber qual a melhor bebida para o Natal.

Vinho ou espumante? Confira o que é melhor servir no Natal | Jornal NH



Vinho ou espumante? Confira o que é melhor servir no Natal

Foto: Freepik

Vinho ou espumante?

Na verdade, a resposta pode não agradar, mas depende da comemoração e de quais comidas vão estar acompanhando. O importante é que não há certo e nem errado.

O que acontece é que o espumante geralmente se torna o queridinho por ser mais leve, ter menos gás, álcool e mais gás carbônico. Ele costuma ser mais fresco e naturalmente fácil de ser consumido. Outra coisa que torna a bebida uma das preferidas é que o Brasil produz ótimos espumantes, principalmente no sentido qualidade/preço, com valores muito interessantes. “Pode ser que facilite a vida de quem está organizando uma comemoração”, diz.

Porém, podem ser escolhidos tanto vinhos brancos quanto tintos. “O pessoal sempre me pergunta muito: ‘é possível tomar vinho tinto mesmo no Natal?’ Pode! Não tem nenhum problema”, afirma Vargas, desde que o anfitrião se atente à temperatura dele e do ambiente durante as festas. O ideal é servir em locais climatizados, de preferência com ar-condicionado, levando em consideração as temperaturas dos últimos dias. 

Se atentando aos detalhes, ambas bebidas podem ser apreciadas nas festas. A dica principal é escolher de acordo com o momento e aproveitar.

É importante lembrar que é proibido por lei ofertar ou vender bebida alcóolica para menores de 18 anos, assim como consumir e dirigir.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade