abc+

SAÚDE

MÚLTIPLAS PERSONALIDADES: O que é Transtorno Dissociativo de Identidade ou TDI?

Estudos de TDI demonstram padrão de cinco mulheres para um homem ou nove mulheres para cada homem diagnosticado com o transtorno

Jornal VS
Publicado em: 21/08/2023 às 11h:49
Publicidade

O Transtorno Dissociativo de Identidade é uma doença que pode ter ligação com experiências traumáticas. Segundo o psiquiatra do Núcleo de Medicina Psicossomática do Albert Einstein, doutor Alfredo Maluf Neto, 95% dos adultos diagnosticados com esse tipo de transtorno tiveram alguma experiência traumática na infância.

TDI - Fantástico fala sobre Transtorno Dissciativo de Identidade | Jornal NH



TDI – Fantástico fala sobre Transtorno Dissciativo de Identidade

Foto: Reprodução/Pixabay

O Fantástico tratou do assunto em 20 de agosto e mostrou casos de pessoas que têm a condição psiquiátrica severa considerada rara.

Abaixo, o psiquiatra Maluf Neto explica detalhes sobre o TDI. Entenda mais:

O que é Transtorno Dissossiativo de Identidade

O Transtorno Dissociativo de Identidade, como é classificado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSMV), que anteriormente era chamado por Transtornos de Múltiplas Personalidades, é caracterizado pela presença de duas ou mais identidades ou estados de personalidade.

As identidades ou estados de personalidades diferem na forma como cada um se apresenta. Cada identidade mantém um “padrão” de percepção, relacionamento e pensamento.

O fenômeno é caracterizado por mecanismo inconsciente envolvendo a segregação de um grupo de processos mentais ou comportamentos do resto da atividade psíquica da pessoa. Assim, neste transtorno ocorre a interrupção de uma ou mais funções mentais, como a memória, a identidade, a percepção, consciência e/ou comportamento motor, por exemplo.

Incidência

Os dados sobre a incidência são escassos. Estudos, porém, demonstram um padrão de cinco mulheres para um homem e/ou nove mulheres para cada homem diagnosticado com o transtorno.

Quais são as causas do Transtorno Dissossiativo de Personalidade?

O transtorno pode ter ligação com experiências traumáticas na infância, sendo o principal motivo maus-tratos. Entre os adultos diagnosticados com a doença, cerca de 95% relatam traumas na infância. Há também a possibilidade de abusos físicos e sexuais como causas do transtorno – relatos entre os pacientes são frequentes. Não há evidências de fatores genéticos na origem (até o momento).

Diagnóstico

Presença de dois ou mais estados distintos de personalidade. Há, porém, outros sintomas presentes, como evitação (inibição social, sentimento de inferioridade, inadequação etc), torpor, sintomas somáticos e de conversão, humor depressivo, instabilidade de humor, sintomas obsessivo-compulsivos-compulsivos.

Crianças e adolescentes podem manifestar os mesmos sintomas, com diferenças relacionadas a idade e ao estilo de vida. Muitas vezes só com o relato de adultos próximos é possível identificar o transtorno.

Tratamento

A principal abordagem é a psicoterapia, inclusive cognitivo-comportamental. O uso de medicação (drogas serotoninérgicas) pode ser importante no manejo de sintomas depressivos e de estabilização do humor. Estudos também revelam a importância de terapias familiares, de grupo e terapias ocupacionais.
O prognóstico é ruim entre os pacientes não tratados. Eles costumam evoluir e se envolver envolvimentos em situação de violência, antissociais e, em casos mais graves, suicídio.

Por Sociedade Beneficente Isrelita Brasileira – Albert Einstein

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade