abc+

MINAS GERAIS

Morte de crianças são investigadas e prefeitura decide fechar escolas; veja o que já se sabe

Secretaria Municipal de Saúde de São João del Rei apura os óbitos e acompanha estudantes que estão internados

Kassiane Michel
Publicado em: 25/10/2023 às 09h:33
Publicidade

Três crianças morreram e a causa ainda é desconhecida em São João del Rei, cidade de Minas Gerais. A Secretaria Municipal de Saúde investiga os óbitos e acompanha quatro crianças que estão internadas.

Morte de três crianças são investigadas e prefeitura decide fechar escolas; veja o que já se sabe | Jornal NH



Morte de três crianças são investigadas e prefeitura decide fechar escolas; veja o que já se sabe

Foto: Reprodução/Google Street View

De acordo com o G1, mães de estudantes se reuniram em frente à prefeitura para pedir o fechamento das escolas. Nesta terça-feira (24), foi determinado o fechamento das instituições de ensino municipais. As escolas passarão por uma desinfecção e limpeza generalizada a partir desta quarta-feira (25). As aulas devem retornar no dia 6 de novembro.

A Vigilância Epidemiológica de São João del Rei afirma que não há vínculo epidemiológico entre as vítimas. Em nota, disse que “há crianças apresentando sintomas de amigdalite, febre, vômito, manchas ou erupções na pele, que passaram, em sua maioria, por avaliação médica na rede pública ou privada, e que se encontram estáveis”.

As mortes investigadas ocorreram nos últimos dois meses e são de crianças de três, nove e 10 anos. Os exames foram encaminhados para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. 

Ao G1, a administração municipal disse que, no primeiro óbito foi constatada a infecção pela bactéria Streptococcus pyogenes, mas que não houve coleta de material para confirmação em laboratório. os laudos das outras mortes ainda não saíram.

Prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que diante de qualquer sintoma, os pais e responsáveis não levem os estudantes para a escola. Também são recomendadas medidas protetivas, como: higienização das mãos, uso do álcool 70%, não compartilhar objetos pessoais e manter o esquema vacinal atualizado.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade