abc+

LUTO

Morre Marinho Peres, ex-zagueiro do Inter e da seleção brasileira, aos 76 anos

Morte foi confirmada pela mulher em uma postagem na redes sociais nesta segunda-feira

Publicado em: 18/09/2023 às 23h:38 Última atualização: 16/11/2023 às 13h:33
Publicidade

O futebol perdeu Marinho Peres nesta segunda-feira (18). Campeão brasileiro pelo Inter e com passagens por Santos, Barcelona e Palmeiras, o ex-zagueiro morreu aos 76 anos após quase um mês internado. A morte foi divulgada pela mulher Mazé em suas redes sociais. Ele estava com sua saúde debilitada desde 2019, quando sofreu um AVC (acidente vascular cerebral).

Marinho Peres | Jornal NH



Marinho Peres

Foto: Divulgação/Inter

Revelado pelo São Bento, onde estreou no profissional em 1965, Marinho Peres atuou ainda na Portuguesa antes de ir para o Santos. Foram quase 100 jogos pela equipe de Vila Belmiro entre 1972 e 1974.

O bom desempenho pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 1974 o levou para o Barcelona, do técnico Rinus Michels e do craque Johan Cruyff. A passagem pela Espanha foi afetada pelo risco de ter de servir nas Forças Armadas do país já que ele tinha cidadania espanhola. A saída foi negociá-lo com o Internacional, onde o zagueiro foi campeão brasileiro em 1976, atuando ao lado de Elías Figueroa na defesa.

O clube gaúcho se manifestou nas redes sociais. “O Clube do Povo recebe com profundo pesar a notícia do falecimento de Marinho Peres. Atleta do Inter nos anos de 1976 e 1977, o zagueiro foi titular absoluto na conquista do segundo Brasileirão da história colorada. Desejamos força aos amigos e familiares”, postou.

O Palmeiras, onde Marinho Peres atuou em 1978 e 1979, também prestou sua homenagem. “A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta o falecimento de Marinho Peres, grande zagueiro que defendeu o Alviverde e a Seleção Brasileira na década de 1970. Nossas condolências aos familiares e amigos neste momento de dor e saudade.”

Marinho Peres se despediu dos gramados em 1981, pelo América-RJ, e, na sequência, começou sua carreira como treinador na equipe carioca.

Como técnico, ele trabalhou em diversas equipes, inclusive no futebol português. O último trabalho foi em 2011, pelo Belenenses. Mas o ex-zagueiro também comandou Vitória de Guimarães, Sporting, Marítimo e Aviação. No Brasil, passou pelo Santos, Botafogo, União São João, Juventude e Paysandu.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade