abc+

POLÊMICA

MISS UNIVERSE: Candidata do Amapá desiste do concurso e faz graves acusações; entenda

Renúncia ocorreu poucos dias antes de confinamento na etapa nacional; organização local se manifestou e já definiu substituta

Ubiratan Júnior
Publicado em: 13/09/2024 às 15h:59 Última atualização: 13/09/2024 às 20h:37
Publicidade

A poucos dias da etapa nacional do Miss Universe 2024, a representante do Amapá anunciou desistência de representar seu estado no concurso de beleza. Lauanda Brito, que venceu a etapa estadual, renunciou no último sábado (7), uma semana antes do confinamento das candidatas. 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

 Candidata do Amapá desiste do Miss Universe Brasil e relata assédio e críticas ao seu corpo | abc+



Candidata do Amapá desiste do Miss Universe Brasil e relata assédio e críticas ao seu corpo

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Inicialmente, ela e a organização divulgaram que a desistência foi “por motivos pessoais e por livre e espontânea vontade”. A segunda colocada na fase estadual, Joana Flexa, irá representar o Amapá no concurso nacional. 

LEIA MAIS: MISS UNIVERSE BRASIL: Público elegerá Miss Popularidade pela internet; saiba como votar

Porém, na quarta-feira (11), a jovem publicou uma nova nota em suas redes sociais lamentando a decisão e justificando a renúncia. Na postagem, Lauanda acusou a coordenação amapaense de críticas à aparência. Ao buscar apoio, ainda teria sido assediada por um empresário. 

“A própria coordenação estadual relatou sobre o meu corpo, [dizendo que] minha aparência física não estava adequada para o concurso Miss Universe Brasil, e ainda afirmou que eu passaria vergonha lá, o que me deixou abalada psicologicamente e emocionalmente”, escreveu em trecho da publicação. 

VEJA TAMBÉM: MISS UNIVERSE BRASIL: “Uma miss é o seu povo”, gaúcha fala sobre preparação e expectativa para confinamento

Lauanda ainda disse que foi orientada pela coordenação a buscar meios para conseguir as passagens áreas para disputar a etapa nacional em São Paulo. Porém, segundo ela, essa função deveria ser da organização do concurso estadual, tendo em vista que as passagens faziam parte da premiação. 

“É o primeiro concurso de beleza que eu participo, e por não ter experiência, fui e busquei outros meios, onde tive reuniões com alguns empresários dos quais fui assediada”, denuncia a jovem. 

Contraponto

Em nota, a coordenação estadual repudiou e disse que a desistência de Lauanda foi “formal e voluntária”. Para eles, após a renúncia, a ex-miss “tem adotado conduta de denegrir a imagem do concurso, de sua sucessora eleita e da organizadora, incluindo a realização de declarações infundadas nas redes sociais”. 

CONFIRA: MISS UNIVERSE: Veja o desempenho das brasileiras na etapa mundial do concurso de beleza

Em posicionamento, ainda lembrou de um cláusula dos Termos e Condições do Miss Universe Amapá 2024, que foi assinado por todas as candidatas, que diz que “em hipótese alguma, uma candidata que não obtenha classificação ou vitória pode comprometer o espírito esportivo e denegrir a imagem da vencedora, do concurso ou da organização”. O descumprimento dessa regra, aliado a reclamações públicas ou em redes sociais, acarreta em medidas judiciais por danos morais e multa de R$ 10 mil. 

“A Organização Miss Universe Amapá sempre pautou sua atuação em transparência, ética e respeito, garantindo um processo seletivo justo e equitativo para todas as participantes. Lamentamos que uma ex-miss e ex-candidata tenha optado por adotar um comportamento contrário aos princípios que regem o concurso, afetando negativamente o ambiente de cordialidade e respeito que sempre buscamos manter”, diz outro trecho da nota. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade