CONTAGEM REGRESSIVA
MISS UNIVERSE BRASIL: Veja nomes confirmados e como será a grande final do tradicional concurso de beleza
Gaúcha Maria Brechane venceu a competição em 2023; coroação da nova Miss Universe Brasil será em São Paulo, no dia 19 de setembro
Última atualização: 06/09/2024 20:14
O concurso de beleza feminino mais tradicional do País já está em contagem regressiva para a coroação da Miss Universe 2024. A grande final será realizada no dia 19 de setembro em São Paulo, no Teatro Gamaro, a partir das 20 horas.
Antes disso, as candidatas que representam diferentes estados brasileiros entram em confinamento no dia 14. O evento preliminar será no dia 18 de setembro, no mesmo local onde ocorrerá a grande final. Nessa etapa, as misses terão as seguintes provas: traje de banho e de gala, que somadas a prova de entrevista e comunicação que acontece nos dias anteriores, definirá as 12 semifinalistas.
Conforme a organização do concurso, o público poderá escolher uma candidata que será a 13ª semifinalista, mas se a vencedora já estiver entre as classificadas, o número permanece em 12. A plataforma de votação popular será divulgada em breve.
Também no dia 18 haverá desfile e eleição do Melhor Traje Típico, sendo que o ganhador será usado pela Miss coroada na etapa mundial da competição, que será em novembro no México.
Neste ano, a direção do concurso passou a ser dirigido Gerson Antonelli, que assumiu o cargo que era da ex-Miss Brasil Marthina Brandt. A nova organização definiu mudança na nomenclarura, que passou de Miss Universo para Miss Universe para se adequar ao padrão mundial da franquia.
Ausência e presenças
Em meio a troca de administração do concurso, a atual Miss Universe Brasil 2023, a gaúcha Maria Brechane, anunciou pelas redes sociais que não estará presente na coroação da sua sucessora. "Foi uma das maiores honras que já vivi, mas, ao mesmo tempo, é desafiador fazer parte de uma transição de organização nacional. Enfrentei muitas mudanças ao longo do meu reinado, coisas que só nos, que estávamos dentro desse processo, sabemos", escreveu em uma rede social.
Ela também não compareceu na escolha da sucessora do seu estado: Eduarda Dellagnol, que foi a representante de Novo Hamburgo.
A organização do evento lamentou a decisão da atual Miss Universe Brasil. Mas por ser uma edição que consideram especial, por ser a 70ª, viraram a página e anunciaram grandes nomes para a competição deste ano.
O principal, é a presença da atual Miss Universe 2023, Sheynnis Palacios, Nicarágua, que estará na coroação da nova representante brasileira.
O concurso homenageará a gaúcha Iêda Maria Vargas, a primeira brasileira a ser coroada na etapa mundial do concurso, em 1963. Depois dela, entre as braslileiras, apenas Martha Vasconcellos conquistou o título de mulher mais bonita do mundo, em 1968.
O show da grande final ficará a cargo da cantora e ex-BBB Wanessa Camargo. A apresentação da preliminar e da grande final será da Vice Miss Universe 2020, Julia Gama. A também Vice Miss Universe, mas em 2007, Natália Guimarães, será convidada de honra.
No corpo de jurados, a organização já anunciou o nome de Deise Nunes, a primeira mulher negra ser eleita Miss Brasil Universe, em 1986. Naquele ano, ela foi semifinalista na etapa mundial que aconteceu no Panamá. Com a temática "O segredo está em você", a direção do concurso aposta na autenticidade da mulher brasileira para ir em busca da coroa universal do concurso.
Outros títulos, critérios e premiações
Além do título principal, haverá outras premiações: Miss Universe Brasil Simpatia (voto das candidatas), Miss Universe Brasil Popularidade (votos pela internet e garante vaga na semifinal), Miss Universe Brasil Fitness (maior no nota em traje de banho), Miss Universe Brasil Style (maior nota em traje de gala), Miss Universe Fotogenia (votos pela internet), Melhor Projeto Social (votos pela diretoria nacional) e Melhor Traje Típico (votos pela diretoria nacional e jurados).
Todos os prêmios serão entregues na noite da grande final com R$ 1 mil e faixa oficial.
Critérios para participar
Para ser eleita Miss Universe Brasil as candidatas devem ter altura mínima de 1,60m. Ser brasileira nata ou naturalizada residentes no País há, pelo menos, seis meses; ter no mínimo 18 anos. Como forma de inclusão, e seguindo tendência mundial, o concurso permite a participação de mulheres solteira, casadas, mãe e transgêneros.