Os concursos de beleza sempre moveram a sociedade e geraram assunto nas rodas de conversa do Norte ao Sul do Brasil. Entre a admiração pelas mulheres coroadas Miss Universe Brasil e que levaram o nome do País para o mundo desde 1954, também estão as críticas pelo estereótipo e regras rígidas do tradicional concurso de beleza.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
De forma global, o concurso passou a se adaptar às transformações da sociedade. Com isso, regras de inclusão passaram a fazer parte do regulamento do concurso e ampliaram o público, o que possibilitou que muitas mulheres participassem da competição e fizessem parte do certame das mais belas do Brasil.
Desde 2022, o concurso permite que mulheres casadas e/ou com filhos participem das seletivas do concurso. Além disso, a idade das candidatas também foi ampliada. Antes, era permitido até os 28 anos, agora, não há mais limite. Na Argentina, por exemplo, uma mulher de 60 anos participou da edição deste ano, e embora não tenha vencido, fez história.
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Além desses quesitos, o concurso também passou a permitir a participação de mulheres trans. Neste ano, no entanto, não há candidata desse grupo social entre as 27 candidatas.
Veja também: MISS UNIVERSE BRASIL: Confira quais estados mais venceram o tradicional concurso de beleza
Maior número de mães candidatas ao Miss Brasil
Por outro lado, é a edição com mais mães participantes, sendo sete no total: Tatiana Gonçalves (Minas Gerais), Luana Cavalcante (Pernambuco), Gabriela Pessoa (Piauí), Jackeline Balestra (Tocantins), Laryssa Costas (Acre), Renata Dantas (Rondônia) e Lulu Oliveira (Mato Grosso do Sul). Essa última também é a primeira mulher com mais de 40 anos a vencer uma etapa estadual e chegar ao certame nacional. No ano passado, apenas três competidoras tinham filhos.
As postulantes ao título estão confinadas desde sábado (14) em São Paulo. Até a final, que acontece nesta quinta-feira (19), no Teatro Gamaro, na capital paulista, elas passarão por etapas preliminares, como desfiles de traje de banho, de gala, do traje típico, entrevista e de popularidade. Os jurados escolherão seis finalistas e o público uma, por meio de votação na internet.
Veja fotos
LEIA TAMBÉM