abc+

APÓS INVASÃO EM BRASÍLIA

Ministério Público Federal em Novo Hamburgo apura nomes da região que financiaram ataque em Brasília

Procurador Celso Tres diz que coleta materiais que veicularam na mídia e também em publicações na Internet

Arlete Biasibetti
Publicado em: 10/01/2023 às 10h:55 Última atualização: 15/01/2024 às 17h:36
Publicidade

O Ministério Público Federal (MPF) de Novo Hamburgo está coletando evidências e dados que levem à identificação de possíveis nomes da região que estejam de alguma forma envolvidos com os atos do último domingo (8) em Brasília. A confirmação é do procurador da República Celso Tres.

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.



Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Todas as unidades do Ministério Público Federal estão coletando materiais da mídia, publicações na Internet, que apontem participantes”, confirmou Tres, acrescentando que todo material – nomes – serão enviados a Brasília, que tem a competência do processo.

Além do serviço ativo, o MPF também recebe denúncias, informações, fotografias, vídeos e imagens de publicações de redes sociais que possam ajudar nas investigações e na identificação dos organizadores e dos participantes das invasões e depredações de domingo no Palácio do Planalto e nas sedes do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF). Um formulário chegou a ser disponibilizado para facilitar no processo. Pelo formulário, é possível anexar arquivos e enviar relatos ou informações. As pessoas podem solicitar que os dados pessoais sejam mantidos em sigilo. O link divulgado é https://aplicativos.mpf.mp.br/ouvidoria/app/cidadao/manifestacao/cadastro/2.

Todo o material recebido será analisado em regime de prioridade pelo MPF, conforme determinação do procurador-geral da República, Augusto Aras. O PGR já acionou a Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise do MPF, que irá atuar para preservar as provas necessárias à punição dos infratores a partir de apurações a serem conduzidas pelos respectivos procuradores naturais dos casos.

Procurador da Republica  Antônio Celso Tres.



Procurador da Republica Antônio Celso Tres.

Foto: Inézio Machado/GES/Inezio Machado/GES

Audiências de custódia
O procurador da República Celso Tres também vai reforçar a equipe do Distrito Federal nas audiências de custódia dos detidos nos atos de domingo na capital federal. “Houve uma chamada nacional a procuradores que se dispusessem a colaborar para dividir as audiências de custódia dos cerca de 1,5 mil presos e possivelmente ainda nesta terça-feira (10) seja estabelecida a divisão das audiências entre os voluntários”, esclarece Tres, que é voluntário. Mas Tres não irá a Brasília. Ele conduzirá audiências virtuais, via Internet.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade