FISCALIZAÇÃO

Ministério da Agricultura encontra fraude em requeijão durante ação em nove estados

Amostras coletadas durante fiscalização em nove estados foram analisadas pelo órgão federal

Publicado em: 11/05/2023 12:03
Última atualização: 07/03/2024 15:38

Nove estados do Brasil tiveram o requeijão fiscalizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A operação buscava verificar a qualidade do produto vendido no mercado nacional. A ação coletou 180 amostras de requeijão e requeijão cremoso em 66 estabelecimentos distribuídos no Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.


Ministério da Agricultura encontra fraude em requeijão durante ação em nove estados Foto: Reprodução/Internet

O resultado mostrou que 5% das análises não estavam em conformidade. Um dos produtos foi excluído da verificação porque estava fora do prazo de validade. Com isso, 179 passaram pelo processo de examinação dos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA), e em nove amostras foi constatada a presença de amido .

O resultado é considerado uma fraude. Isso porque a adição do ingrediente não estava no rótulo da embalagem do produto. "O requeijão que leva adição de amido deve ter em sua denominação de venda a informação Mistura de Requeijão e Amido, de acodro com o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Requeijão. Logo, qualquer comercialização sem a denominação configura fraude ao consumidor", segundo a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lúcia Viana.

A nota do Mapa explica que os estabelecimentos responsáveis pelos produtos fraudados receberam a aplicação de ações fiscais, como apreensão cautelar dos produtos e autuação em processo administrativo específico. As coletas foram feitas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual Distrital (SIE/SID) e Serviço de Inspeção Municipal (SIM) dos estados fiscalizados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilBrasília
Matérias Relacionadas