Meteoro de grande magnitude ilumina céu na divisa de estados da Região Sul do Brasil; veja
Fenômeno foi registrado no início da madrugada desta segunda-feira
Última atualização: 29/04/2024 12:58
Um meteoro de grande magnitude foi registrado no início da madrugada desta segunda-feira (29) na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Conforme o Observatório Astronômico de Santa Maria, a rocha espacial entrou na atmosfera às 0h23.
Mesmo com muitas nuvens em todo o RS, o meteoro pôde ser registrado pelas câmeras dos observatórios do Bate-Papo Astronômico, em Santa Maria, e Heller & Jung, em Taquara. Outros observatórios registraram apenas o clarão, como o do campus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha.
Após análise, feita pelo observatório de Taquara, foi verificado que o meteoro teve uma magnitude (brilho) de -7.9. Segundo o responsável pelo local, Carlos Fernando Jung, a rocha espacial "não pertence a alguma chuva de meteoros ou corpo celeste conhecido".
Fabricio Colvero, operador das estações em Santa Maria e Santo Ângelo, ambas vinculadas também à Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros - BRAMON, diz que as imagens impressionam, sendo registradas inclusive pelas câmeras apontadas em direções opostas ao fenômeno. "Este tipo de fenômeno, nesta magnitude, ocorre poucas vezes por ano em uma mesma região, e em Santa Maria é o mais brilhante registrado pelas câmeras do projeto desde 2021."
Veja vídeo