A meningite é uma doença grave, mas que tem cura quando é diagnosticada rapidamente. Se trata da inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.
- Saiba quais são as vacinas recomendadas para prevenir a doença e quantas estão disponíveis pelo SUS
- Conheça os primeiros sintomas da doença
Bactérias ou vírus são os causadores da meningite. Em alguns casos raros, ela pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, que causa tuberculose.
A faixa etária mais atingida é a de crianças menores de cinco anos. Porém, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite.
Como se pega meningite
A transmissão é de pessoa para pessoa, através gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre transmissão através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.
Meningite bacteriana
Na meningite bacteriana algumas bactérias se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Já outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos.
Meningite viral
Na meningite viral, a transmissão depende do tipo de vírus, podendo ocorrer contaminação fecal-oral, por contato próximo, como por exemplo:
- tocar ou apertar as mãos com uma pessoa infectada;
- tocar em objetos ou superfícies que contenham o vírus e depois tocar nos olhos, nariz ou boca antes de lavar as mãos;
- trocar fraldas de uma pessoa infectada;
- beber água ou comer alimentos crus que contenham o vírus;
- alguns vírus (arbovírus) são transmitidos pela picada de mosquitos contaminados.
(*) Com informações da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde
LEIA TAMBÉM