A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro está monitorando casos de meningite meningocócica em Campos dos Goytacazes, município do interior, após quatro confirmações em menos de um mês. Tratam-se de uma criança de 1 ano, outra de 3 anos, um adolescente de 17 anos e um jovem de 28 anos. No Rio Grande do Sul, um jovem de 24 anos morreu vítima de meningite.
Dos quatro casos confirmados, nenhum apresenta histórico de esquema vacinal completo contra a meningite meningocócica. Todos os pacientes são do sexo masculino e de bairros diferentes da cidade: Tocos, Jockey Club, Penha e Morro do Coco. Dois seguem internados e dois já receberam alta.
Em todo o ano de 2022, a cidade de Campos dos Goytacazes teve apenas dois casos de meningite, segundo a secretaria estadual. Em 2023, o Estado do Rio de Janeiro contabiliza, até o momento, 26 casos e cinco óbitos provocados pela meningite meningocócica. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e estão sujeitos à alteração.
MENINGITE: SAIBA QUAIS SÃO AS VACINAS RECOMENDADAS
Com a confirmação dos casos, Estado e município criaram estratégias para conter a doença. A prefeitura de Campos dos Goytacazes, em parceria com Secretaria Estadual de Saúde, está intensificando a vacinação contra a meningite meningocócica no município. De forma preventiva, também foi iniciado o tratamento precoce das pessoas que tiveram contato próximo com os pacientes infectados.
“Entre as ações de curto prazo já realizadas pelas equipes do município de Campos estão a atualização do cartão vacinal nas creches e escolas dos pacientes e ações nos quatro bairros que apresentaram casos, além da quimioprofilaxia dos contactantes, ou seja, tratamento precoce com uso de antibióticos em quem teve contato com os pacientes”, afirmou a pasta estadual.
VEJA DESABAFO DA MÃE DE BEBÊ QUE MORREU DE MENINGITE EM ESTÂNCIA VELHA
Como estratégia de médio prazo, a secretaria distribuirá mais doses do imunizante para a cidade. O objetivo é que a vacinação seja intensificada para crianças até 10 anos de idade contra a Meningite C e entre 11 e 14 anos com a vacina ACWY (imunizante para os demais tipos da doença). “Outra medida foi um alerta emitido à rede assistencial de Campos para percepção de casos com diagnóstico similar ao da meningite”, disse a secretaria estadual.
As medidas foram tomadas após uma reunião emergencial, realizada na semana passada, para analisar a situação epidemiológica de Campos dos Goytacazes. O encontro virtual foi o primeiro do tipo envolvendo os recursos do novo Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da secretaria estadual do Rio. A reunião também contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Ainda não é considerado um surto da doença
A secretaria estadual afirma que, apesar do alerta, a cidade de Campos dos Goytacazes ainda não vive um surto da doença. A secretaria seguirá vigilante ao cenário epidemiológico na região para adotar novas medidas para conter a transmissão da doença.
Em alerta diante da situação, o infectologista Rodrigo Carneiro, subsecretário da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, afirma, porém, que a ocorrência de um número elevado de casos, em um curto período de tempo, indica um risco de surto da doença meningocócica na cidade. Ações devem ser mantidas para evitar que a situação se agrave. “Reforçamos para a população que a principal forma de prevenir o aparecimento dessas patologias é através da vacinação”, disse.
O que é meningite?
A meningite é um processo inflamatório das meninges – membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal – que pode ser causado por vírus ou bactérias. Existem vários tipos de meningite, sendo uma das mais graves e que potencialmente pode levar a sequelas irreversíveis e principalmente o óbito, é a meningite meningocócica.
“A doença causa uma apreensão maior porque essa é potencialmente transmissível, principalmente entre crianças pequenas e pessoas imunodeprimidas. Nós acendemos o sinal amarelo no município de Campos dos Goytacazes para a ocorrência desses casos. Estamos vigilantes e vamos continuar observando os casos”, afirmou Carneiro.
Ele reforça ainda que todos os postos de vacinação têm a vacina contra a meningite meningocócica e pede aos pais e responsáveis que levem as crianças e os adolescentes de até 15 anos incompletos para que eles atualizem a caderneta de vacinação.
LEIA TAMBÉM