EMPREENDEDORISMO

MEI: Saiba como evitar a exclusão do Simples Nacional a partir de 2025

Mais de 1,2 milhão de Microempreendedores Individuais (MEIs) estão com dívidas na Receita Federal

Publicado em: 21/10/2024 15:27
Última atualização: 21/10/2024 15:31

É Microempreendedor Individual (MEI)? Então fique atento. Conforme a Receita Federal, mais de 1,8 milhão de MEIs, microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), correm o risco de exclusão do Simples Nacional. O motivo? A inadimplência, já que juntos somam R$ 26,7 milhões em dívidas.

SAIBA MAIS: Aplicativo permite emitir notas fiscais de forma simplificada; saiba como funciona


MEIs que tiveram recurso negado terão novo prazo para completar documentação Foto: Agência Sebrae


Destes devedores, mais de 1,2 milhão são MEIs e 754,9 mil são ME e EPP. A Receita explica que, se não acertarem as contas até o dia 1º de janeiro de 2025, os inadimplentes serão excluídos da Simples Nacional. Já o MEi será automaticamente desenquadrado da Simples Nacional do Microempreendedor Individual (Simei), ou seja, não poderá emitir notas fiscais referentes a prestação de serviço.

Os avisos foram emitidos entre 30 de setembro e 4 outubro. No comunicado, os inadimplentes foram comunicados sobre as pendências com a Receita Federal ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Após consultar se já notificação, o microempreendedor deve acessar o site acesso.gov.br, com conta nível prata, ouro ou certificado digital. No caso de contestações, o empreendedor deve apresentar queixa ao delegado de Julgamento da Receita Federal em sua região. Os contatos podem ser encontrados no site das Degelarias de Julgamento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilBrasília
Matérias Relacionadas