BRASÍLIA
Marcel van Hattem anuncia candidatura à presidência da Câmara dos Deputados
Em coletiva no início da noite desta terça-feira, parlamentar gaúcho disse que um dos principais objetivos é garantir o combate à corrupção
Última atualização: 22/01/2024 14:51
O deputado federal do Rio Grande do Sul Marcel Van Hattem (Novo) anunciou no começo da noite desta terça-feira (31) a sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. O comunicado foi feito pela líder da bancada do partido, Adriana Ventura (Novo/SP), que associou a representatividade do parlamentar gaúcho à luta contra a corrupção na Casa Legislativa.
“Queremos oferecer ao Congresso a possibilidade de termos um nome que trabalha pautas que são importantes para o nosso País, como melhorar a vida dos brasileiros, tornar esse Legislativo forte, realmente presente para a população, e como avançar no combate à corrupção”, destacou Adriana durante coletiva.
Van Hattem reforçou que o seu nome surge como uma alternativa para os dos parlamentares eleitos e reeleitos. “Nós entendemos que as candidaturas que estão postas e lançadas representam, uma, o espectro da esquerda – inclusive a esquerda mais radical, o PSOL –, e a outra candidatura representa o centro, com o apoio de vários políticos – é verdade, a grande maioria dos partidos representados na Câmara dos Deputados, inclusive com apoio do PT e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E uma candidatura agora que representa a direita, de oposição ao governo e ao PT”, afirmou o parlamentar em seu discurso.
O político gaúcho defendeu a representatividade para a retomada de pautas “engavetadas” no Congresso, como o fim do foro privilegiado, a volta da prisão após condenação em 2ª instância e outras temáticas relacionadas ao combate à corrupção. Van Hattem também defendeu que a retomada de pautas sobre reformas econômicas. “Não podemos permitir retrocessos na reforma trabalhista, retrocessos nos projetos de privatizações ou retrocesso na autonomia do Banco Central”, disse em crítica as medidas anunciadas pelo atual governo Federal.
“O Poder Legislativo precisa recuperar o seu protagonismo, não estando acima de quaisquer dos outros dois poderes, mas estando lado a lado com Judiciário e Poder Executivo em importância, assim como a Constituição o define, que todos os poderes da República são independentes e harmônicos”, completa. Por fim, o agora candidato pediu apoio dos demais deputados e ressaltou que a sua candidatura não é partidária, visa representar todas as legendas que atuam no Congresso.
A votação acontece nesta quarta-feira (1º), após a posse dos parlamentares eleitos nas eleições de outubro de 2022.