abc+

SC TÁ VOANDO

Mais dois aeroportos de Santa Catarina recebem autorização para operar

Liberação é da Anac; Estado vizinho passa a ter 21 aeroportos em funcionamento

Igor Henrique Muller
Publicado em: 04/07/2024 às 23h:13 Última atualização: 04/07/2024 às 23h:14
Publicidade

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou nesta quinta-feira (4) a operação de mais dois aeroportos regionais em Santa Catarina. Com isso, o Estado passa a contar com 21 aeródromos em condições de uso, segundo o governo catarinense.

Aeroporto de São Joaquim, na Serra Catarinense, volta a operar depois de 32 anos | abc+



Aeroporto de São Joaquim, na Serra Catarinense, volta a operar depois de 32 anos

Foto: Jonatã Rocha/Secom

De acordo com a Anac, os aeroportos estão liberados para operação, faltando apenas a publicação no Diário Oficial da União (DOU) das chamadas portarias de inscrição cadastral. A previsão é que os documentos sejam publicados nos próximos dias.

Com isso, os aeroportos de São Joaquim, na Serra Catarinense, e de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, poderão funcionar. Ambos estavam fechados há bastante tempo. O de Dionísio Cerqueira não funcionava há 11 anos e o de São Joaquim há 32 anos.

O secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, disse ao portal NSC Total que, um ano e meio atrás, havia três aeroportos fechados por falta de licenciamento no Estado. Agora todos estão liberados para uso.

Além dos aeródromos de São Joaquim e de Dionísio Cerqueira, o de Forquilhinha, no Sul do Estado, foi liberado recentemente. Os três contam com pista asfaltada e receberam melhorias recentes. Podem atender tanto aviação comercial, como executiva e de emergência.

Reaberto em março deste ano, o aeroporto de Forquilhinha tem pista de 1.568 metros de comprimento por 30 de largura. Já o de São Joaquim tem pista de 1.300 metros de comprimento por 30 de largura e o de Dionísio Cerqueira conta com pista de 1.376 metros por 18 de largura.

“Vai ser um divisor de águas”, disse o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, em visita recente ao aeroporto de São Joaquim. “Vai trazer turista de todos os lados para os municípios da região. Vamos prestigiar a nossa maçã, o nosso vinho, nosso frio, a neve, o pinhão, nosso mel, nosso queijo. Enfim, o que a Serra e Santa Catarina têm de melhor”, frisou durante vistoria ao local.

Investimentos em mais dois aeroportos de SC

Também nesta quinta-feira (4), o governo de Santa Catarina anunciou investimentos em outros dois aeroportos regionais. Em Correia Pinto, na Serra, haverá revitalização da sinalização da pista, pátio e taxiways. A reforma deve ficar pronta em 60 dias.

Já no Aeroporto de Lages serão feitos investimentos na adequação dos sistemas elétricos do Papi, sigla em inglês do equipamento Precision Approach Path Indicator, que auxilia no pouso de aeronaves. Os trabalhos devem ser concluídos em 45 dias.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade