VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
Mais de 200 pessoas foram presas ou apreendidas em prevenção a ataques a escolas, diz ministro
Flávio Dino anunciou nesta terça-feira (18) o balanço do trabalho de prevenção da violência nas escolas realizado nos últimos 10 dias
Última atualização: 04/03/2024 17:18
Durante reunião do governo federal para discutir a segurança em ambiente escolar, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta terça-feira (18) o balanço do trabalho de prevenção da violência nas escolas realizado nos últimos 10 dias. De acordo com ele, 225 pessoas foram presas ou apreendidas em casos relacionados a ameaças ou ataques em instituições de ensino.
Ao todo, no momento, 1.224 casos são investigados pela Polícia em todo o Brasil e 1.595 boletins de ocorrência foram registrados em unidades policiais. Com isso, 694 adolescentes e suspeitos foram chamados para prestar depoimento. Neste período de 10 dias, também foram realizadas 155 operações de busca e apreensão e 756 perfis de plataformas como Twitter e TikTok foram removidos ou suspensos. Além disso, 7.473 denúncias foram recebidas no canal do Ministério, o Escola Segura.
"Temos 225 pessoas presas ou menores apreendidos, isso em 10 dias. Isso mostra que estamos diante de uma epidemia. [..] Isso nos permite, de modo muito eloquente, dimensionarmos: não são casos isolados. É uma rede criminosa estruturada", disse o ministro.
Com o objetivo principal de rastrear e tentar reprimir planejadores e incentivadores de ataques a escolas na Internet, o governo anunciou que irá destinar uma verba de R$ 3,1 bilhões para as investigações.
Dino ainda defendeu que a fiscalização na Internet e nas redes sociais seja reforçada. Segundo ele, regulamentar o que é falado nas redes não se trata de censura, mas de uma questão de segurança. "É falsa a ideia de que fiscalizar e regular a internet é contrária à liberdade de expressão."
*Com informações do portal de Notícias Uol