Um redemoinho se formou na manhã desta terça-feira (12) na lagoa Mundaú, em Maceió, em Alagoas, onde uma mina da Braskem se rompeu na tarde do domingo (10). A mina 18 voltou a apresentar movimentação na água no local onde houve o rompimento e por volta das 6h40, o fenômeno foi registrado por uma equipe da TV Pajuçara.
FIQUE BEM-INFORMADO: ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Desde domingo, apenas uma pequena sucção estava sendo registrada em períodos alternados. Segundo a Defesa Civil, o movimento já era esperado e faz parte do processo de acomodação do solo.
O especialista em Meio Ambiante e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas, Dilson Batista, explicou ao portal de notícias o fenômeno. “O surgimento [do redemoinho] é devido à mina continuar cedendo e recebendo muita água da lagoa. Tudo indica que deve ter vazios no subsolo que faz com que a água entre para preencher. O bolsão da mina continua recebendo água por isso que na superfície começa a borbulhar ou a apresentar esse funil que vimos hoje cedo. Isso indica também que a mina não colapsou 100% e permanece se rompendo aos poucos”, esclarece.
Assista ao vídeo
*Com informações do portal de notícias UOL.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags