abc+

TRANSIÇÃO?

LA NIÑA: Com El Niño chegando ao fim, quando o fenômeno começa em 2024?

El Niño está dando indícios de despedida e os cientistas prevêem quando será a chegada do La Niña nos próximos meses de 2024

ico_abcmais_azul
Publicado em: 03/06/2024 às 22h:41 Última atualização: 03/06/2024 às 22h:41
Publicidade

Após um longo ano sob a influência do El Niño, que começou em junho de 2023, o fenômeno está chegando ao fim. Agora, é esperar para a chegada do La Niña, que está cada vez mais próximo. As informações são da Organização Meteorológica Mundial (WMO), publicadas nesta segunda-feira (3).

El Niño causou chuvas extremas que levaram à catástrofe no Rio Grande do Sul | abc+



El Niño causou chuvas extremas que levaram à catástrofe no Rio Grande do Sul

Foto: Thales Ferreira/Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo

Quando o La Niña começa em 2024?

Por enquanto, tanto as chances do El Niño dar lugar à neutralidade quanto a de um La Niña acontecer entre junho e agosto de 2024 são de 50%, segundo os Global Producing Centres of Long-Range Forecasts da WMO (centros globais de produção de previsões de longo prazo, em tradução livre).
Porém, as chances aumentam para 60% entre julho e setembro, chegando a 70% entre agosto e novembro. Quanto ao El Niño, a probabilidade de voltar a aconrecer neste tempo é “insiginificante”.

Relembre o que é La Niña

O La Niña é um fenômeno caracterizado pela queda da temperatura da superfície do Oceano Pacífico equatorial, nas regiões Central e Oriental. Além disso, ele altera a circulação da atmosfera tropical, como a pressão, a precipitação de chuvas e os ventos, explica o WMO.

Por quanto tempo o La Niña vai durar e qual será a intensidade?

Geralmente, um El Niño de grande intensidade é seguido por um La Niña, conforme o vice-secretário da WMO, Ko Barrett. Entretanto, não há como saber quanto à intensidade ou o tempo que irá durar.
Isso porque os modelos de previsão sazonal, nesta época do ano, “têm habilidades relativamente baixas, conhecidos como ‘barreira de previsibilidades da primavera’ no Hemisfério Norte”, diz a organização. 
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade