PAÍS

JOIAS DE BOLSONARO: Quebra de sigilo, FBI e Michelle; saiba mais sobre a investigação da PF

Pedidos da Polícia Federal ocorrem após operação sobre suposto esquema de venda de presentes recebidos pelo ex-presidente durante o mandato

Publicado em: 12/08/2023 11:51
Última atualização: 12/08/2023 11:57

A quebra de sigilo fiscal e bancário e a autorização para tomar depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro foi pedida pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta-feira (11). A informação é da colunista do Estadão Eliane Cantanhêde, frisando que "esse gesto é considerado mais um passo para a prisão do ex-presidente".


Ex-presidente da República Jair Bolsonaro Foto: Marcos Correa / Fotos Públicas

A investigação gira em torno do suposto esquema internacional de venda de joias e presentes que Bolsonaro recebeu ilegalmente durante o mandato.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também deve ser ouvida. A PF, afirma a colunista, acionou ainda o FBI, a polícia norte-americana, para ajudar na investigação.

Contudo, os índicios e provas já seriam suficientes para prender tanto o general Mauro Lourena Cid quanto o advogado Frederick Wassef, eles estariam envolvidos no esquema e foram alvo de operação da PF ontem. O filho do general, tenente coronel Mauro Cid, é o pivô do esquema, já responde por outros crimes e está preso. 

"Misericórdia de Deus"

A ex-primeira-dama Michelle declarou, um dia antes da operação da PF, que ações do marido no governo foram feitas pela "misericórdia de Deus" e não por poder.

Na entrevista ao podcast Pod Atualizar, disse: “Exaltamos o nome do nosso Deus e foi Ele que nos ajudou. Se não fosse Ele, nós não estaríamos aqui. Ele escolheu Jair Messias Bolsonaro para uma missão e Ele o capacitou, então tudo que nós fizemos foi pela misericórdia de Deus. Não foi por poder. Quem nos conhece sabe disso.”

Durante almoço em Brasília no dia seguinte à operação, Michelle, que estava com o amigo pessoal e maquiador, Agustín Fernandez, foi provocada por uma mulher sobre o destino das joias. Na ocasião, ela se aproximou da mulher e disse “tão mal informada que saberia onde estão as joias”. Fernandez ainda teria jogado gelo na mulher, a chamado de “vagabunda” e xingado com outras palavras de baixo calão.

 Com informações de Estadão

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilBrasília
Matérias Relacionadas