Mesmo que ainda faltem alguns dias para a primavera começar, 2024 já teve um dos invernos mais quentes dos últimos. O inverno deste ano já é o segundo mais quente desde 1961, atrás apenas do ano passado.
Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e foram divulgados em reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, nesta quarta-feira (18).
LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul tem cinco alertas do Inmet para risco de tempestade
Conforme o G1, a média de temperatura do inverno deste ano é de 23,1°C, a mesma de 2015. A média só é mais alta que a de 2023, quando foi de 23,3°C, aproximadamente 1°C acima do normal. Os dados resgitardos são desde a década de 190, quando o Inmet começou as medições.
Assim como o inverno, a primavera, que começa no domingo (22), deve ter temperaturas acima da média. Conforme o Inmet, a estação também será marcada pelo início do fenômeno La Niña.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Fenômeno La Niña
O fenômeno climático La Niña deve começar entre setembro e novembro, segundo o Inmet. Na primavera, a chuva pode ficar acima da média, principalmente em pontos isolados, como Acre, Roraima, sudoeste do Amazonas (Região Norte); sudeste da Bahia (Região Nordeste) e Rio Grande do Sul (Região Sul). Também haverá retorno gradual das chuvas nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Região Centro-Oeste).
Já no sul do Amazonas, ainda vai se concentrar os focos de incêndios e o estado vai sofrer com a seca.
LEIA TAMBÉM