Conhecido por mostrar a rotina ao lado da capivara Filó, tratada como seu animal de estimação, o fazendeiro influencer Agenor Tupinambá, de Autazes, no Amazonas, teve que entregar o mamífero após denúncia do Ibama.
Agenor foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. Ele tinha seis dias para entregar a capivara às autoridades, prazo que expirou na segunda-feira (24).
Filó foi levada de avião a Manaus, viagem custeada por uma deputada, e entregue num Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde deve ser feito um trabalho para que seja reintegrada à natureza.
O caso gerou mobilização nas redes sociais, criando divergência até entre defensores de animais. Agenor mostrava o dia a dia ao lado do animal silvestre em vídeos e fotos. Apenas no Instagram, ele tem mais de 800 mil seguidores. No TikTok, 1,5 milhão.
Além de perder Filó, o influencer terá que pagar multa de R$ 17 mil ao órgão ambiental.Em nota oficial, Agenor lamentou o episódio e fez mea culpa. “Eu também sei que aconteceram equívocos, e garanto que os erros que cometi foram inconscientes, sem má índole e nem qualquer tentativa de exploração. Absolutamente nenhum vídeo com ela me trouxe qualquer resultado financeiro. Era apenas eu com um celular na mão, registrando a minha própria vida ribeirinha”, argumentou.
O influencer admitiu que a decisão “dolorosa” foi para o bem do animal. “Ainda que isso me custe não ver mais seus pulinhos pra nadar e sua carinha comendo capim. E de tantos lugares para a Filó estar, o seu verdadeiro habitat natural é o meu coração e de lá ninguém arranca.”
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags